Difícil pensar em um dia da vida que não usamos alguma peça íntima. Mas as modelagens apertadas, as marcas deixadas no corpo depois de um dia inteiro de trabalho ou o desconforto causado por tecidos precários ficam para trás, tudo graças às mulheres que revolucionam o mercado de lingeries. Para elas, as peças estão diretamente ligadas à autoestima das clientes, por isso um cuidado redobrado quando o assunto é modelagem, acabamento e opções. Aqui, conversamos com três fundadoras de marcas de lingeries que celebram a liberdade de corpos.
Violet Intimate

Feitas cuidadosamente à mão e sob demanda, as criações da marca de Adriana Marques são apaixonantes. “Foi na faculdade que entendi que uma lingerie não é uma simples peça de roupa, mas uma maneira de levar auto estima para as mulheres e mudar a forma com que nos vemos”, diz. Sem bojo ou caimentos que comprimam o corpo, sutiãs, calcinhas, cintas-liga, bodies e mais são pensados para a diversidade de tamanhos e formas, sempre com muita transparência, “para que cada uma possa amar suas curvas naturais e ver o quão bonito é seu corpo do jeito que ele é”. “A lingerie é a primeira peça que vestimos e a que está mais próxima ao corpo, o que a torna especial. É importante saber o quanto somos incríveis para nós mesmas.” violetintimate.com.br
Gioconda Collective

Todas nós sabemos o que é ter no corpo o conforto de uma roupa íntima. Uma calcinha de cintura alta de algodão ou um sutiã levinho que não deixa marcas na pele. Assim é a proposta da marca fundada por Cínthia Santana. “Quis unir as minhas habilidades dentro da moda com um olhar criterioso para tecidos de boa qualidade e procedência, uma paixão na vida das mulheres de minha família”, conta. A memória afetiva resultou em itens essenciais para o dia a dia, de diversos tamanhos e em cores bucólicas. “Apesar de muita consciência, vivemos em uma sociedade ainda castradora e opressora, e a marca tem como objetivo libertar, por meio de pequenos gestos, como o cuidado e olhar consigo mesma, a forma de pensar e viver enquanto mulher.” giocondacollective.com
Ava Intimates

Fundada em 2015 por Letícia Correia, a partir de um longo processo de pesquisa, a marca é uma fashiontech que preza pelo uso da lingerie no dia a dia. “Temos duas premissas básicas desde o início: 1) conforto, a lingerie é a primeira peça que está em contato com o corpo, por isso, é imprescindível que o toque, tecido e modelagem sejam deliciosos; 2) colocar a lingerie como destaque, foi-se o tempo das peças totalmente funcionais, aqui a nossa ideia é tratá-la como item de moda”, comenta a criadora. Durante a pandemia, a marca cresceu 85% pela busca de pijamas estilosos, modelos que não faltam no e-commerce. Mas não é só isso que você vai encontrar por ali: calcinhas, sutiãs, tops e acessórios resgatam a ideia de conforto sem abrir mão da beleza. “Quando pensamos em lingerie, muitas vezes vem à cabeça algo sexy e provocativo. Nós vemos a lingerie como um ato de autocuidado, diretamente ligada à autoestima da mulher.” avaintimates.com.br