- Faça uma esfoliação em todo o corpo antes de se expor ao sol. Assim, você elimina as células mortas e garante um bronzeado homogêneo.
- Seja qual for a situação (dias nublados, ensolarados ou com poucas nuvens), use protetor com FPS no mínimo 30. Assim, você evita as queimaduras (que levam à descamação) e ainda consegue ativar a melanina – que dá pigmento a pele, porém de forma saudável. O resultado é um bronzeado mais lento, porém duradouro. Segundo a dermatologista Cinthya Basaglia, da Clínica Dra. Caroline Frota, o uso de nutricosméticos específicos como coadjuvantes também devem ser considerados para reforçar a proteção.
- Priorize alimentos de coloração avermelhadas e laranja, ricos em antioxidantes que ajudam a pele a se proteger dos efeitos nocivos do sol e promovem uma coloração saudável. A Nutricionista Gabrielle Gonçalves, da Clínica Caroline Frota, sugere uma receita de suco pré-bronzeado:
Ingredientes:
- 200ml suco laranja
- 1 cenoura média
- ½ beterraba
- 1 folha de couve
- 1 colher de sopa de óleo de abacate
Misture tudo no liquidificador e beba gelado.
“A vitamina A pertence ao grupo de vitaminas que são melhores absorvidas na presença de gordura. Por esse motivo, a inclusão de óleo de abacate na preparação do suco. Além disso, o abacate é fonte de vitamina E.Alimentos ricos em vitamina E também possuem função antioxidante, que vão colaborar para melhor função da vitamina A. Esse nutriente está presente nas sementes de girassol, oleaginosas, azeite e gema de ovo. Outra vitamina que complementa a função da vitamina A e tem o mesmo papel antioxidante é a vitamina C, presente em frutas como goiaba, kiwi, laranja e morango”, explica a nutricionista Gabrielle Gonçalves.