A mensagem escondida por trás do penteado de Janelle Monáe
Em nova fase, a cantora, além de inspiração infinita para as garotas, usa a moda e a beleza como forma de protesto.
Dona de uma aclamada carreira musical, a cantora norte-americana Janelle Monáe, aos 31 anos, resolveu, nos últimos tempos, tomar um rumo completamente inesperado: decidiu virar atriz – e arrasou.
Leia Mais: Motivos para abandonar de vez a ‘maquiagem de contorno’
E ela simplesmente está em dois dos mais comentados longas da temporada, os dramas “Moonlight: Sob a Luz do Luar” e “Estrelas Além do Tempo”, ambos concorrendo ao título de Melhor Filme no Oscar. A atuação dela nas duas produções, lógico, arrancou elogios de todas as partes e a colocou em outro patamar: musa de Hollywood. Ao lado de Emma Stone e Amy Adams, ela foi uma das escolhidas para estampar a importante capa de fevereiro da Vanity Fair, na qual só participam as celebridades mais quentes do cinema.
Leia Mais: Alicia Keys voltou a usar maquiagem e o motivo é incrível
Para a nova fase, ao lado da stylist de longa data, Maeve Reilly, a outrora embaixadora dos terninhos – e ela só usava nas cores preta e branca -, resolveu deixá-los bem guardados no closet para explorar outros territórios. E, como era de se esperar, ela está fazendo isso de um jeito subversivo e da forma menos óbvia possível.
São looks incríveis, inteligentes e com mensagens, já que ela é uma ferrenha ativista da causa das mulheres e dos direitos LGBT. As maquiagens também não ficam atrás das roupas. Janelle é aquele tipo de pessoa que parece estar sempre se divertindo com a moda e com o make. Sem medo de ousar, ela é certeza de inspiração e a prova de que o “fervo também é luta”.
A mensagem
Rainha do double-bun, como é conhecido esse coque duplo, ela já desafia padrões ao optar por não alisar os cabelos, usá-los crespos em toda a glória deles, mas ela levou isso a outro nível quando fez do penteado um protesto. Por causa da eleição de Donald Trump e do aumento do discurso de ódio, as garotas e garotos norte-americanos começaram a usar safety pins [alfinetes] como forma de demonstrar apoio às minorias do país. Um jeito de dizer para imigrantes, mulheres e para a comunidade LGBT que eles não estão sozinhos. Muito mais do que um negócio ou uma vitrine para designers, Janelle entende a moda como meio de comunicação, expressão e resistência. Notável.
Make também é diversão
Nem sempre vão existir mensagens, obviamente. E Janelle sabe muito bem como se divertir com o make e cabelo. Só ela mesmo para usar um arame na trança dianteira de uma forma completamente desejável. Além disso, foi lá e subverteu o uso da sombra ao aplicá-la na pálpebra inferior e na superior? E essa cor esmeralda é linda!
Trendsetter, foi uma das primeiras em Hollywood a apostar no truque da sombra colorida na pálpebra inferior. Porque as garotas, às vezes, também só querem se divertir!
Unhas metalizadas, como pede a tendência, e longas também estão no pacote da artista.
Quando o foco não são os olhos, Janelle não pensa duas vezes e se joga em algum batom sensacional. Ousada do jeito que é, tem preferência por tons de pink, vermelho e com efeito matte.
Batons metalizados também aparecem nas produções da artista.
E, bem, por que não chorar glitter? Aqui, ela fez uma pele discreta, delineou os olhos com preto e resolveu apostar em um batom rosinha para deixar o glitter na pálpebra inferior ser a estrela da produção. Ele só não brilhou mais do que Janelle. Rainha mesmo.