Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Antioxidante e cicatrizante: os benefícios da lavanda para a pele

Além de tudo, seu óleo essencial é MUITO cheiroso!

Por Raquel Drehmer
Atualizado em 16 jan 2020, 06h17 - Publicado em 26 out 2018, 01h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Linda em arranjos, cheirosíssima em sachês e versátil nos cuidados com a pele, a lavanda faz parte do grupo de plantas queridinhas da medicina alternativa há muitos séculos.

    Na pele, puro ou como princípio ativo de produtos de beleza, seu óleo é capaz de recuperar lesões e também evitar que condições se proliferem, mantendo a saúde e a beleza cutâneas. Ele só não é recomendado para as peles muito sensíveis, pois alguns de seus componentes – em especial o acetato de linalyl e o linalool – são sensibilizantes e podem causar ou piorar quadros alérgicos e irritativos.

    Se sua pele não é sensível, conheça, a seguir, os principais benefícios da lavanda para ela.

    Adstringente poderoso

    Rico em tanino, o óleo de lavanda combina muito bem com a etapa entre a lavagem e a hidratação da pele nos cuidados da rotina diária de beleza, pois atua de forma equilibrada na gordura produzida pelas glândulas sebáceas.

    Prevenção do envelhecimento precoce da pele

    A função antioxidante do óleo de lavanda também vem do tanino e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele, uma vez que combate os radicais livres.

    Continua após a publicidade

    Óleo cicatrizante

    Cicatrizes de acne e marcas na pele em geral são bastante atenuadas com a aplicação tópica do óleo de lavanda, por ele ser rico em vitaminas e ácidos anti-inflamatórios restauradores.

    Princípio ativo que impede a proliferação de males da pele

    Um estudo recente do Centro Nacional para a Saúde Complementar dos EUA observou que, quando aplicado diretamente sobre feridas, o óleo de lavanda age como um antisséptico forte que evita que as bactérias e micro-organismos se proliferem pela pele. Além disso, ele parece ter uma grande importância na regressão destas mesmas feridas.

    Calmante da pele

    Assim como a camomila, a lavanda acalma a pele no pós-depilatório, no pós-sol e nas áreas que sofrem muito atrito (parte interna das coxas e axilas, por exemplo). Um hidratante com óleo de lavanda em sua composição é um santo remédio para tirar a vermelhidão e a irritação muito rapidamente nessas situações.

    Fontes: Sabrina Talarico (médica dermatologista da Clínica Talarico Dermatologia) e Tânia Lins (bióloga especialista em plantas medicinais)

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.