Chapinha, babyliss e modelador: como e quando usar cada um deles
Aprenda a escolher o equipamento ideal para o seu penteado e saiba como conquistar o efeito que você deseja
A chapinha, o babyliss e o modelador de cachos já ganharam um lugar especial no arsenal de beleza das mulheres. Mas nem sempre é fácil escolher o modelo ideal do equipamento, muito menos conseguir o efeito desejado nos cabelos – igualzinho ao daquela atriz da TV ou da modelo da capa da revista. Reunimos dicas certeiras para você não errar na hora de comprar e de usar cada um deles. Confira:
Chapinha
Como usar
Separe o cabelo já seco em mechas. Encaixe a chapinha na metade do comprimento dos fios e enrole-os ao redor dela. Com o aparelho um pouco aberto, solte deslizando-o por toda a mecha.
Na hora da compra
Prefira chapinhas menores e finas e com a prancha móvel (que se movimenta de um lado para o outro), pois são mais fáceis de manusear.
Efeito
Pontas pouco definidas e ondas leves. “Elas se desfazem mais rápido“, avisa Sandro Cassolari, do salão Square, em São Paulo.
Dica
Para um look mais moderno, alise as pontas com a chapinha após ondular o comprimento.
Babyliss
Como usar
Com os fios já secos, divida o cabelo em pequenas mechas e enrole-as, uma a uma,
no aparelho, prendendo com o “grampo“. Espere alguns segundos e solte.
Na hora da compra
Preste atenção no diâmetro da cânula: quanto mais grossa ela for, mais largos serão os cachos.
Efeito
Ondas de médias a intensas. Use o babyliss na vertical para um resultado mais suave e focado nas pontas. Quando usado na horizontal, desde o topo da cabeça, ele dá mais volume na raiz.
Dica
“Depois de fazer os cachos, prenda-os em um coque e solte apenas na hora de sair. Assim, o resultado fica mais natural“, diz o hairstylist Evandro Ângelo.
Modelador de cachos
Como usar
Seque os fios, divida-os em mechas e encaixe uma por vez no aparelho. Ele “suga“ o cabelo, aquecendo e enrolando-o. Quando o cacho está pronto, o equipamento apita.
Na hora da compra
Avalie se vai usar com frequência e se o custo-benefício vale a pena. É prático de manusear e ondula rápido, mas custa caro.
Efeito
Ondas de médias a intensas, mais definidas e certinhas. O cabelo, porém, pode embaraçar dentro do aparelho, principalmente os mais finos. Para fazer a parte de trás, melhor pedir ajuda.
Dica
Borrife spray de fixação ao final para manter o ondulado perfeito por mais tempo.