Contorno facial: passo a passo do make que as celebridades amam
Descomplicamos a técnica de efeito surpreendente usada pelos maquiadores para alongar o rosto e camuflar imperfeições. Apronte seus pincéis e adote sem medo!
A regra do jogo
Um dos recursos de maquiagem mais utilizados pelos profissionais, a técnica de contorno facial é uma espécie de fábrica de ilusões. Com ela, um rosto redondo parece mais afinado, um nariz, levemente empinado, e um queixo proeminente é atenuado. Tudo isso, graças ao princípio de luz e sombra, usado para destacar o que precisa ser valorizado e apagar o que se quer esconder. É mais fácil do que parece – o maior desafio é descobrir os pontos e o jeito certo de aplicar cada produto, o que ensinamos no passo a passo ao lado. “O contorno mais bem- -feito é aquele que fica imperceptível”, diz o maquiador Junior Mendes, de São Paulo. Em geral, destacam-se testa, topo do nariz e queixo e escurece-se a região das têmporas.
Ferramentas básicas
Você vai precisar de um iluminador ou corretivo em uma tonalidade mais clara que a da sua pele, outro um tom mais escuro e um blush terroso opaco. “Indico o uso de produtos com textura sequinha para dar efeito de sombra e mais cremosos para iluminar”, orienta o maquiador Roosevelt Vanini, do salão C. Kamura, em São Paulo. Desde que o efeito virou febre, são lançados produtos específicos a todo momento. Fique de olho. “Os bronzeadores ou iluminadores em bastão, por exemplo, são uma boa pedida, pois facilitam a aplicação e deixam aspecto mais natural”, diz a maquiadora Cinthia Cesário, da Sephora, em São Paulo. Outro detalhe importante é a escolha dos pincéis: para preparar a pele com a base, antes de iniciar o contorno, escolha um de cerdas longas e achatadas. Em pontos mais delicados da face, como abas do nariz, sobrancelhas e arco do cupido (centro superior da boca), use um menorzinho, como o de sombra. As maçãs do rosto – ponto principal do contorno – devem ser marcadas com pincel de blush chanfrado, cujo formato se encaixa perfeitamente nas bochechas.
Confira, a seguir, como fazer em casa:
Passo a passo
1) Sombrear
Marque com o corretivo mais escuro a área abaixo das maçãs, seguindo, na diagonal, em direção às têmporas, nas laterais do nariz e no topo da testa.
2) Iluminar
Com o corretivo mais claro ou iluminador, realce o centro da testa, os pontos mais altos das maçãs do rosto, queixo e sobre o dorso do nariz.
3) Realçar
Dê acabamento com blush – no tom de sua preferência – nas maçãs do rosto (acima da marcação do contorno, conforme a ilustração.)