Na lista de ingredientes favoritos de Anne Flipo estão violeta, tuberosa e notas amadeiradas, aromas presentes em grande parte de suas criações
Foto: Hajime Watanabe
Você certamente não a conhece pelo nome, mas há grande chance de já ter usado uma das suas criações. Desde o início da carreira, há 23 anos, a perfumista francesa Anne Flipo, da casa de fragrâncias IFF, já elaborou mais de 50 perfumes renomados, entre os quais Saharienne, de Yves Saint Laurent, e Absolutely Irresistible, de Givenchy. Em entrevista à revista CLAUDIA, ela falou sobre o mundo dos aromas e a magia que ele exerce sobre as mulheres. Elegante e discreta, Anne admite que, até hoje, se anima toda e às vezes até perde a compostura quando percebe que alguém na rua ou no elevador está usando um de seus perfumes. “Abro um sorriso e fico procurando o rosto que está usando”, conta. “Cada fragrância é como um filho.”
É possível traduzir com um perfume o comportamento geral, os anseios e as necessidades das mulheres?
Assim como a moda e o cinema, a indústria de fragrâncias dita a tendência. O perfume está mais valorizado do que nunca, tem muito status. Ele diz muito sobre o que as mulheres estão pensando e usando. Como já estou trabalhando com produtos que serão lançados daqui a dois ou três anos, tenho que antecipar isso. Ao direcionamento da marca, junto minha experiência nas ruas e descobertas de estudos de comportamento a que tenho acesso para identificar os desejos das consumidoras. Sei que, em um futuro próximo, sensualidade, feminilidade e especialmente naturalidade serão características bem valorizadas por elas. Também estarão em voga o misticismo e a espiritualidade. Meu trabalho é traduzir sentimentos em notas. Toques amadeirados, como sândalo e carvalho, e orientais, como canela e pimenta, reproduzem essa atmosfera e destacam-se nos perfumes que chegam em breve ao mercado. Já a onda natural pede novos ingredientes, criados cada vez mais distantes dos laboratórios. Recentemente, fiz parceria com um produtor de champanhe, nota que exala sensualidade.
E qual é a mais forte tendência para o futuro próximo?
Veremos menos distinção entre notas masculinas e femininas. E isso já está começando a aparecer. A madeira, por exemplo, que antes era ingrediente exclusivo dos perfumes para homens, hoje é recorrente em várias composições femininas. O mesmo acontece com a lavanda, que dá o frescor das colônias masculinas. Muitas fragrâncias femininas, em particular as brasileiras, já levam a planta, pois ela é encontrada com facilidade por aqui. Outra grande preocupação para as próximas criações é a textura. Já trabalhamos intensamente no aroma e no frasco; agora, vamos dar mais atenção ao aspecto do líquido. Tentaremos deixá-lo mais inusitado e instigante.
Quais são os perfumes preferidos das brasileiras?
Elas preferem florais frutados e cítricos, aromas fresquinhos. Talvez seja o clima tropical. Mas as brasileiras são curiosas e gostam de experimentar novidades. Por muitos anos, o Brasil não teve presença forte no mercado internacional. Isso estimulou a indústria nacional a se fortificar e também moldou o gosto das mulheres, pois as fragrâncias foram feitas em total sintonia com as consumidoras do país. Outra vantagem dos perfumes produzidos aqui é a variedade de matérias-primas naturais que o país oferece. É impressionante!
Existe uma nota que é sempre sucesso?
Até hoje, as notas florais são campeãs de popularidade, principalmente os perfumes florais brancos, como os de lírio e gardênia. As mulheres dizem que, quando usam, se sentem mais confiantes, e os homens mais atraídos por elas. É preciso levar em conta que um perfume não é só o líquido do frasco mas também a relação dele com a pele. A mesma fragrância fica diferente em cada mulher e, por isso, sempre haverá variedade.
O que um perfume pode revelar sobre quem o usa?
Tudo. E ele é uma arma rápida e eficiente para montar personagens diferentes. Você não acorda igual todos os dias, e a fragrância é uma forma de expressar seu humor e seus desejos. Você pode querer algo mais forte e marcante quando tem um encontro amoroso, para parecer mais sensual, ou mais fresco e relaxante se vai enfrentar uma reunião de negócios que promete ser tensa.