Roubaram minha ideia no trabalho. O que fazer?
Como contornar situações em que o colega repete o que você já disse e ganha a atenção e o crédito que lhe foi negado
Não é a primeira vez que acontece: um colega apresenta em uma reunião a mesma ideia que eu já tinha dado e que fora descartada e… é elogiado por pares e chefes!!! O que fazer? Finjo (como todos) que nem percebi? Chamo a atenção para o fato de que eu apresentei essa proposta antes (e ninguém ligou pra ela)? Chamo o rapaz de lado para conversar?
Embora seja mais aparentemente mais cômoda, a alternativa de fingir que não percebeu a apropriação (mesmo que “involuntária”) da sua ideia é a pior.
O momento de recuperar o crédito pode variar mas é necessário. Se a reunião é mais informal, deve ser na hora. Tipo rápido: “com licença, mas isso que o colega X está dizendo é o mesmo que eu apresentei aqui na semana passada”. Ou, de uma forma mais irônica, você pode se unir ao elogios dizendo que gosta tanto da proposta que já a apresentou antes e que fica feliz por estar sendo reconhecida agora.
Se a reunião é mais formal e não permite intervenções espontâneas, espere pelo final e vá conversar com os participantes. Fale com o colega, com o chefe e com os demais pares.
Essa situação, infelizmente, não é rara e acontece com muitas mulheres. Em inglês já tem até nome: hepeat, corruptela de repeat (repetir) que conjuga o sufixo da palavra com o pronome pessoal he (ele). O significado é óbvio: ELE repete o que você já disse e ganha a atenção e o crédito que lhe foi negado. Nós só conseguiremos mudar isso deixando claro (de preferência em ata e em público) o que aconteceu e o que você diz quando ninguém está prestando atenção.