Você já notou que os os black powers têm se destacado por aí? Cada vez mais mulheres entram na jornada para a recuperação de autoestima e dos seus fios naturais, eliminando a chapinha e o alisamento químico do cabelo.
Este processo é chamado de transição capilar, que é o período em que a mulher deixa seu cabelo natural crescer da raiz até que atinja um comprimento ideal para o chamado big chop (ou BC), o grande corte que tira todas as pontas lisas. As mais corajosas decidem raspar o cabelo ou cortar bem baixinho, deixando crescer tudo novo!
Se você também quer se descobrir e assumir sua beleza natural, além de largar de vez a chapinha, listamos cinco coisas sobre a transição capilar que você precisa saber pra começar.
1. Muita, muita calma nessa hora:
A ansiedade de esperar o cabelo crescer pode te levar a desistir e se render ao alisamento de novo, ou a aderir a produtos não muito confiáveis para acelerar o crescimento. Nem adianta se basear no tempo que levou a transição da sua amiga ou daquela blogueira famosa, cada cabelo tem seu tempo de crescimento, por isso, não tente determinar um prazo para o fim da sua transição
2. Seu tipo de cabelo e os melhores produtos para ele:
É normal não saber a textura do seu cabelo, ou mesmo saber seu tipo de cacho ou crespo, mas uma boa pesquisa na internet ou consulta num cabeleireiro especialista, já podem ajudar a escolher o produto ideal. O foco agora é no tratamento do cabelo na raiz.
3. Um penteado de transição que combine com você:
Um dos momentos mais difíceis da transição é quando a raiz do cabelo já está enorme e volumosa, e as pontas ainda lisas e quebradiças. Esta é a hora de você encontrar penteados, ou mesmo truques que enrolam as pontas lisas, para disfarçar esta metamorfose no seu cabelo no dia a dia, e sair de casa confiante.
4. O cabelo da raiz não é o cabelo que se formará depois do BC:
As partes que ainda estão lisas no seu cabelo acabam pesando a raiz e impedindo que os cachos e volume se formem. Mesmo tendo aprendido sobre seu tipo de cabelo, espere por uma forma mais definida e mais curta por causa do encolhimento dos cachos depois que você remover toda a química no corte.
5 – Não desista!
A transição é mais fácil na teoria do que na prática, e a insegurança com a construção da sua aparência natural pode mexer um pouco com você, mas a melhor dica com relação a isso só pode ser: não desista! O resultado da transição sempre vale a pena, você vai ver quando descobrir os verdadeiros cuidados que seu cabelo merece, e a praticidade que usá-lo ao natural.