Mistura caseira que promete fazer o cabelo crescer até cinco vezes mais rápido do que o natural, o xampu bomba de café virou febre e se espalhou pela internet. Fácil, o produto “milagroso” leva apenas dois ingredientes em sua fórmula: um xampu sem sal e três colheres de sopa de café em pó. A vantagem anunciada pelas defensoras do método é que a fórmula não contém agentes químicos nocivos à saúde, como o xampu bomba original, que é feito de Monovin A, uma vitamina de uso veterinário para animais de grande porte, prejudicial não só aos cabelos, mas também ao fígado. Mas será que o café é capaz de estimular o crescimento das madeixas?
Como começou
A mania de usar pó de café como tratamento capilar ganhou força após um estudo da Universidade Lübeck, na Alemanha, divulgar que a cafeína pode auxiliar no tratamento da queda de cabelo estimulando o crescimento de novos fios. “Quando fizemos o experimento de aplicar uma solução com cafeína nos folículos capilares fragilizados, notamos que a velocidade de crescimento aumentou 25%”, explica Tobias U. Fischer, dermatologista do centro de estudos alemão. O estudo explica que a cafeína ativa um fator de crescimento que ajuda a prevenir que as células capilares morram ou entrem em estado de dormência.
Adianta colocar café no xampu?
A cafeína funciona para estimular o couro cabeludo e fazer com que os fios cresçam mais, mas o café em pó…não!
Como assim?
O Jornal Internacional de Tricologia explicou que a cafeína capaz de ajudar no crescimento do cabelo é a cafeína anidra, ou seja, sua versão pura sintetizada, sem água na molécula. Logo, o café em pó que temos em casa não trará resultado porque ali não existe quantidade suficiente de cafeína pra garantir o efeito. Nem tomando 50 cafés por dia seria o bastante para o corpo absorver a quantidade necessária de cafeína para estimular o folículo capilar.
Como o café pode ajudar os fios?
É preciso um tratamento especial com uma fórmula ideal, como um xampu manipulado.
Leia também: 6 práticas que detonam os cabelos tingidos