Saiba como se planejar para tirar de uma vez por todas aquele projeto antigo da gaveta e abrir um negócio próprio de sucesso.
Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 09h06 - Publicado em 9 fev 2014, 21h00
(/)
Ficar de olho vivo nas oportunidades é a melhor estratégia para não errar ao abrir um negócio próprio
Foto: Getty Images
Começou 2014 decidida a virar dona do próprio negócio? Então, arregace as mangas, faça um bom planejamento e analise atentamente o setor em que pretende atuar. Quando se percebe uma oportunidade, ou seja, quando há demanda, é muito menos arriscado dar errado. É como vender biquíni bonito na praia num dia de sol, explica Reinaldo Messias, consultor do Sebrae-SP. É agora que você vira empresária!
Para começar um empreendimento
Veja o que é necessário para ter sucesso e enfrentar com tranquilidade os dois primeiros anos de negócio, considerados os mais difíceis:
1. Veja se tem perfil de administradora
Continua após a publicidade
Você precisa saber se gosta do setor no qual vai trabalhar e se está apta a lidar com grana, funcionários e muita burocracia.
2. Reúna informações
Continua após a publicidade
Pesquise se a empresa é viável e monte um plano de negócios: identifique o melhor local para abrir o empreendimento e quem são seus concorrentes e consumidores.
3. Faça contas
Continua após a publicidade
Calcule quanto terá de investir, quanto será necessário fazer de empréstimo – considerando uma grana extra para os meses em que não vai receber nada e para o caso de eventuais emergências – e em quanto tempo começará a ter lucro.
4. Regularize a papelada
Continua após a publicidade
Enfrente processos burocráticos para formalizar a empresa. Você pode se registrar como microempreendedora individual para ter um CNPJ, que facilita empréstimos e dá isenção de impostos (confira em portaldoempreendedor.gov.br).
5. Chame atenção para seu negócio
Continua após a publicidade
Avise amigos, parentes e vizinhos sobre a inauguração, dê uma festa e divulgue nas redes sociais. Faça barulho!
Como conseguir grana?
Se você quer abrir um negócio, mas não tem grana suficiente, saiba que é possível conseguir financiamento ou microcrédito. Para isso, basta ir a um banco ou instituição financeira, onde existem financiamentos específicos para pequenos negócios e para pessoas interessadas em abrir uma empresa. Antes de fazer dívidas, no entanto, procure a ajuda do Sebrae. A entidade presta consultoria para futuros empreendedores em todas as etapas de abertura da empresa e disponibiliza consultores em marketing, finanças e administração. Procure um dos pontos de atendimento mais próximos ou ligue para 0800-5700800.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
SEMANA DO CONSUMIDOR
Preparamos uma oferta exclusiva para você consumidor assinar o plano Digital Completo.
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
a partir de 10,99/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.