Você não precisa ser a Mulher Maravilha
Nós, mulheres, temos o hábito de acumular funções, seja em casa ou no trabalho. Veja dicas práticas para minimizar a situação
Não surte! Você não precisa ser Mulher Maravilha. Respire e se cobre menos.
Nós, mulheres, temos o hábito de acumular funções, seja em casa ou no trabalho. Para comprovar isso, eu sempre ouço: “estou cansada”, “não dou conta de tantas coisas”, “meu dia não rende o suficiente”, “estou sempre ansiosa”.
Saímos do ambiente doméstico e caminhamos para o mundo dos negócios, mas ainda continuamos com a obrigação das tarefas “femininas”. Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), as mulheres trabalham semanalmente 7,5 horas a mais do que os homens, incluindo as tarefas domésticas.
Além desse cenário, temos uma imagem de super-heroínas atribuída a nós (não no bom sentido) e, por isso, podemos dar conta de tudo. Acrescentamos a esta equação o fato de que tendemos a nos cobrar e nos comparar umas com as outras o tempo inteiro, o que gera mais ansiedade, mais culpa, mais estresse, e o círculo está formado.
Mas como posso sair disso? Vou dar algumas dicas práticas que podem ajudar a minimizar esse problema:
- Não assuma mais responsabilidades do que você dará conta. O seu dia não vai aumentar. Defina prioridades e não crie uma lista diária com 20 tarefas para fazer, porque no final você estará frustrada por não ter conseguido realizar todas. Eleja no máximo 3 itens que dependem exclusivamente de você.
- Use a tecnologia a seu favor. Organize-se com agendas digitais, deixe seus documentos digitalizados e sempre atualizados, para que você possa acessar de qualquer lugar. Isso facilita muito a sua vida.
- Divida as tarefas com seu companheiro (a). Negocie quem fará o que e distribua a tarefa como responsabilidade de cada um, não apenas delegando, porque senão, mesmo não participando, você terá que coordenar.
- Tenha foco. Seja no trabalho em grandes corporações ou na sua empresa, concentre-se no que é importante e participe diretamente, delegando as demais atividades. Tendemos a focar nas questões urgentes, que consomem nosso dia, e deixamos as importantes de lado. Foco também nos ajuda a nos sentirmos menos ansiosas.
- Aprenda a delegar tarefas. Delegar exige treino. Acredite, ninguém faz nada igual à outra pessoa. Então, aceite que as pessoas não vão fazer exatamente igual ao que você quer e valorize o trabalho delas. Assim é possível evitar o estresse e cada um desempenha sua tarefa da melhor forma.
- Organize-se de maneira visual. Ponha as principais tarefas da semana em um quadro, em uma área que normalmente todos visualizam. Em casa pode ser a cozinha, por exemplo, e distribua responsabilidades, engajando sua família.
- Crie e aceite uma rede de apoio. Ninguém consegue fazer tudo sozinho. Pense em pessoas com as quais você pode contar: familiares, amigos próximos. Eles podem dividir tarefas simples com você. Levar e buscar filhos na escola e atividades, por exemplo. É importante ter pessoas que possam te apoiar.
Lembre-se da mensagem que é dada quando você viaja de avião: “Caso haja despressurização, máscaras cairão e você deve colocá-la primeiro em você mesmo e depois na pessoa ao seu lado”. Isso significa que, para ajudar os outros, você primeiro precisa estar bem. Reserve tempo para cuidar de você, da sua saúde física e emocional e crie momentos seus: pode ser um encontro com amigas, uma terapia relaxante, exercícios. Não importa o quê, mas sim que você se sinta feliz e sem a ansiedade de precisar sempre atender aos outros e depois você.