Para contar a história de Dona Maria José, a vó Maisé, eu contarei com a ajuda da neta Fernanda Spadinger, uma psicóloga que de tão apaixonada pelos velhos resolveu trabalhar formando cuidadores profissionais.
Mulher à frente de seu tempo, Dona Maisé saiu de Itapecerica, MG, ainda mocinha, para estudar na capital. Na cidade grande, morou no pensionato das freiras, e estudou magistério no instituto de educação, onde trabalhou a vida toda, até se aposentar como supervisora.
Quem conversa com ela percebe o quanto o estudo foi importante e é motivo de orgulho. Maria José é daquelas mineirinhas que não comem o final das palavras e nem usam expressões brejeiras, como euzinha! Parece estar sempre dando uma aula diante de uma turma lotada.

Casou-se com um rapaz de sua cidade, e com o seu trabalho na escola, acabava ganhando mais do que ele, mas isso não foi uma barreira para o casal. Ela sempre o ajudou nas contas e incentivou a estudar também. Juntos, tiveram um único filho, que é médico, e dois netos, uma psicóloga e um delegado de quem tem um orgulho imenso.

Hoje em dia vó Maizé é viúva e vive com a irmã̃ mais velha, a Tia Nana, que não se casou e dedicou a vida a cuidar da mãe delas, a Dona Margarida.
Aos 90 anos, ela se mantém superlúcida, dá notícia de tudo, e cozinha delícias como um pão de queijo caseiro, cuja receita resolveu dividir com os leitores de CLAUDIA, pois era segredo de estado até então. Tome nota e perceba que há um ingrediente surpresa.
Deu fome aí? Confira a receita:
Pão de Queijo da Vó Maisé
Parte 1
2 copos de polvilho azedo
1 copo de polvilho doce
1/2 copo de Óleo
1 copo de leite
Ferva e escalde o polvilho
Parte 2
2 copos de queijo canastra e um pouco de parmesão, para dar gosto
4 ovos
Coloque uma batata cozida no meio da massa para dar liga e depois leve ao forno médio por cerca de 30 minutos, a depender da potência do seu forno.
Confira o bate-papo com ela no Instagram :
Ver essa foto no Instagram