Black Friday: assine a partir de 1,49/semana

Denise Steiner

Por DERMATOLOGIA Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Conheça o peeling de fenol, um dos tratamentos de pele mais populares

O procedimento é indicado para peles envelhecidas e promove a renovação do colágeno

Por Denise Steiner
2 jul 2020, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Peeling é um procedimento onde provocamos a troca de pele usando uma substância química na superfície. Eles podem ser superficiais, médios ou profundos conforme a camada que consigam atingir na pele e podem ser indicados para tratar acne ativa, cicatrizes de acne, melasma e fotoenvelhecimento leve, moderado e intenso.

    Existem vários tipos de peeling. Um dos mais famosos deles é o peeling de fenol, um tratamento profundo indicado para peles muito envelhecidas. Ele é misturado com outras substâncias como óleo de croton, septisol e água destilada, para conseguir melhores resultados. Essa formulação, especialmente por causa do óleo de croton, consegue penetrar na profundidade da pele provocando renovação e formação de colágeno novo.

    O peeling de fenol deve ser indicado e realizado por médico especialista. Isso é muito importante porque o fenol tem certo grau de toxicidade que precisa ser avaliado em cada caso. Devem ser pedidos exames gerais e também a função cardíaca e renal e a pele do rosto deve ser preparada para a realização do peeling com o ácido retinóico, hidroquinona (clareador) e hidratante.

    No dia do procedimento, o rosto é dividido em unidades anatômicas e o fenol é aplicado com intervalo de 20 minutos em cada área específica. O peeling de fenol é aplicado com gase e a pele fica esbranquiçada (frost) assim que a substância é espalhada. O paciente sente dor logo após a aplicação da substância, mas depois são usados analgésicos específicos para recuperação. Após a realização do peeling de fenol no rosto todo, também utilizamos um curativo oclusivo com esparadrapo para melhorar o resultado.

    Continua após a publicidade

    Recuperação

    A recuperação desse peeling é demorada e requer cuidados especiais. Há edema intenso nos dois primeiros dias de recuperação, depois crostas que vão desprendendo ao longo de 10 a 12 dias e na sequência, de um a três meses o rosto fica bastante avermelhado e sensível. A limpeza da pele deve ser feita duas vezes ao dia com sabonetes suaves e, além disso, hidratantes com potencial cicatrizante devem ser usados duas a três vezes ao dia.

    As crostas devem desprender sozinhas e o filtro solar precisa ser usado após 72 horas do procedimento cerca de três vezes ao dia. Os efeitos do tratamento são bem duradouros.

    Resultados

    O peeling de fenol pode ser feito nas áreas mais afetadas por rugas, como a região dos olhos e boca e ser combinado com peelings mais leves no restante do rosto e pescoço. Também é muito indicado para o tratamento da pele fotoenvelhecida e tem com um ótimo custo benefício.

    Continua após a publicidade

    Os resultados são naturais e podem ser uma opção em relação a tratamentos com preenchedores ou tecnologias como laser, radiofrequência e ultrassom. Consulte seu médico dermatologista. A época da pandemia pode ser uma boa opção para realizar esse procedimento com oportunidade de passar tranquila por recuperação que normalmente é demorada.

    O que você precisa saber sobre gravidez em tempos de pandemia

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.