Black Friday: assine a partir de 1,49/semana

Denise Steiner

Por DERMATOLOGIA Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Uso da toxina botulínica para o tratamento de cicatrizes

Além de tratar das rugas, a substância também ajuda a melhorar a aparência de cicatrizes espessas e vermelhas

Por Denise Steiner
Atualizado em 15 ago 2019, 10h01 - Publicado em 15 ago 2019, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • toxina botulínica é utilizada há 30 anos para tratar rugas de expressão, melhorando o envelhecimento cutâneo. A substância neutraliza a ação da acetilcolina, que é um neuromodulador, e relaxa a musculatura, diminuindo a força das rugas. A aplicação é feita de forma superficial e não tem efeitos colaterais importantes.

    A toxina botulínica também é usada para o tratamento da hiperidrose e quando aplicada nas axilas diminui a quantidade de suor por 7-8 meses. Além disso, é utilizada para o tratamento de alterações dermatológicas como rugas de expressão, rosácea, hidrosadenite, desidrose, herpes simples, cicatrizes hipertróficas e queloides.

    No caso de qualquer trauma na pele como um corte cirúrgico, a toxina pode ser utilizada ao redor do mesmo para evitar a tensão excessiva no local. Além disso, ela pode ser aplicada nas cicatrizes espessas, vermelhas e doloridas que são chamadas hipertróficas.

    A substância pode ser injetada com agulhas delicadas dentro da cicatriz para diminuir a inflamação e a fibrose e, dessa forma, melhorar a aparência da mesma. São utilizadas de 1 a 2 unidades de toxina botulínica para cada cm² da cicatriz. Os resultados aparecem por volta de 15 dias após esta aplicação.

    Continua após a publicidade

    A cada 15 dias podem ser realizadas de 2 a 4 sessões para diminuir o tamanho das cicatrizes hipertróficas e também para o tratamento de queloides. A injeção da toxina botulínica nas cicatrizes é ligeiramente dolorosa.

    O mecanismo de ação envolvido no tratamento das cicatrizes com toxina botulínica ainda não é totalmente esclarecido. A ação dessa substância é bastante ampla e age em receptores neuro-hormonais modulando a inflamação. Também há referências de melhora do eritema da rosácea quando tratada com toxina botulínica.

    A equipe da Dra. Denise Steiner publicou um trabalho utilizando 10 unidades de cada lado do rosto de toxina botulínica para tratamento do flushing com melhora significativa. Enumeramos mais uma utilização interessante do uso da toxina botulínica para tratamento de cicatrizes hipertróficas e queloides.

    Continua após a publicidade

    Leia mais: Conheça os tratamentos mais eficazes para combater a celulite

    Carga mental: você se sente sobrecarregada em casa?

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.