Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Emoções bem-vindas

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Fique à vontade para sentir: aqui todas as emoções são bem-vindas. A curadoria de textos é feita por Helena Galante. Para compartilhar suas palavras, escreva para hgalante@abril.com.br
Continua após publicidade

“Saúde mental não é privilégio, é direito”

Izabella Camargo lança manifesto pela criação de equipamentos de proteção individual (EPIs) da saúde mental

Por Izabella Camargo
Atualizado em 30 Maio 2024, 12h49 - Publicado em 29 Maio 2024, 20h00
Evento pela criação dos EPIs da Saúde Mental: proposto e comandado pela jornalista Izabella Camargo. Preocupação é com a saúde mental no ambiente de trabalho
Evento pela criação dos EPIs da Saúde Mental: proposto e comandado pela jornalista Izabella Camargo (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

“Como vocês estão se sentindo? Como estão os liderados de vocês? Como será que estão as pessoas que trabalham conosco?” Foi com essas perguntas que a jornalista Izabella Camargo começou sua conversa com quase 1000 pessoas no último dia 20 de maio. Realizado em parceria com o Zenklub e a Gupy. o evento propôs um manifesto em prol da criação dos EPIs da Saúde Mental.

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, houve um aumento de 38% dos afastamentos no trabalho por problemas mentais, só em 2023. Isso totaliza uma perda de 4,7% do PIB nacional, ou 397,2 bilhões de reais anuais, segundo a Federação das Indústrias de Minas Gerais – além do impacto profundo na qualidade de vida de milhares de brasileiros.

Em busca de proteger a saúde mental no ambiente de trabalho, Izabella Camargo buscou inspiração nos Equipamentos de Proteção Individual criados nas indústrias do século XX para criar novos instrumentos e recursos para a proteção da saúde, os EPIs da Saúde Mental.

Confira a seguir as metas e compromissos do manifesto – e acompanhe como participar desse movimento em https://episdasaudemental.com.br

Continua após a publicidade
Plateia no evento de lançamento do Manifesto de criação dos EPIs de Saúde Mental: só no ano passado, tivemos um aumento de 38% nos afastamentos de trabalho por problemas de saúde mental, liderado pela jornalista Izabella Camargo
Plateia no evento de lançamento do Manifesto de criação dos EPIs de Saúde Mental: só no ano passado, tivemos um aumento de 38% nos afastamentos de trabalho por problemas de saúde mental (Divulgação/Divulgação)

“Meta Concreta: Após ampla coleta e análise de dados (tempo, quantidade e qualidade suficientes para cada avanço científico), proporemos a regulamentação de equipamentos e diretrizes nas empresas para assegurar a proteção mental dos trabalhadores.

Compromissos do Manifesto: Este documento declara nosso compromisso de:

Continua após a publicidade

1. Apoio Institucional: Engajar líderes, gestores de RH, profissionais de saúde ocupacional e de segurança do trabalho e outros tomadores de decisões coletivas na construção de uma cultura organizacional que priorize a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores, reconhecendo-a como um fator fundamental para o sucesso sustentável do negócio; e

2. Responsabilidade Compartilhada: Promover um diálogo contínuo, aberto e colaborativo para desenvolver e implementar soluções eficazes e personalizadas para a saúde mental, assegurando a proteção e o cuidado da saúde mental de todos os colaboradores.

Compromissos Adicionais: Comprometemo-nos a:

Continua após a publicidade

1. Substituir a cultura do “sucesso a qualquer custo” por uma cultura do “brilho nos olhos”, reconhecendo que o sucesso sustentável exige o bem-estar individual e coletivo.

2. Compreender que o sucesso é um processo contínuo que exige dedicação e cuidado constante. Sem uma equipe saudável e engajada, o sucesso a longo prazo se torna inviável.

3. Promover o aprendizado contínuo sobre saúde mental e bem-estar, reconhecendo e acolhendo as dores invisíveis, combatendo o estigma e promovendo a empatia e a compaixão como pilares para um ambiente de trabalho saudável.

Continua após a publicidade

Chamado à Ação: Este manifesto é um chamado à ação. Unimos necessidades, vontades e esforços para garantir que cada membro da força de trabalho possa operar em um ambiente de trabalho seguro, saudável e que promova o bem-estar integral.

Juntos, podemos transformar o ambiente de trabalho e assim avançarmos rumo à Produtividade Sustentável.

A saúde mental não é privilégio de ninguém, é direito de todas as pessoas!”

Izabella Camargo, jornalista especializada em saúde mental no trabalho, fala em evento de lançamento do manifesto de criação dos EPIs de Saúde Mental:
Izabella Camargo: “A saúde mental não é privilégio de ninguém, é direito de todas as pessoas!” (Divulgação/Divulgação)

Izabella Camargo, 43 anos, é jornalista paranaense especializada em comunicação corporativa com enfoque em saúde mental.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.