Combater os problemas dentários dos animaizinhos domésticos pode ser mais fácil do que parece. Segundo uma revisão de estudos conduzida em São Paulo, os cuidados com a saúde dos dentes dos cães e gatos podem ser feitos com rações.
Um dos trabalhos analisados pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) revelou que a comida de pets reduz em 55% o acúmulo de tártaro nos dentes, sendo que 60% dos animais doméstico têm doenças periodontais.
Leia mais: Foto de cachorra esperando jogador desaparecido emociona a internet
Segundo a Revista Saúde, o veterinário Marcio Antonio Brunetto, um dos responsáveis pelo trabalho, contou que é uma ração química entre os fosfatos das rações e o cálcio da saliva que minimiza a formação de placa bacteriana. “Por ser duro, o grão também causa atrito nos dentes. Isso ajuda a desorganizar a placa”, explica.
De acordo com o pesquisador, a comida natural, por exemplo, preparada em casa ou por empresas especializadas, poderia ter o efeito oposto. “O alimento mole favorece problemas devido à maior presença de água e à ausência dos aditivos da ração”, completa.
Leia mais: Cachorro ‘conforta’ paciente em clínica veterinária e viraliza na internet