Dicas e 8 receitas incríveis para o melhor macarrão da sua vida
Que tal comemorar o Dia Mundial do Macarrão com um belo prato de massa?
Em 25 de outubro comemoramos o Dia Mundial do Macarrão. Para o Brasil, a data é bem relevante: somos o terceiro país que mais consome massa no mundo, atrás apenas de Itália e EUA. Cada brasileiro come, em média, 6,02 kg de macarrão por ano – será que você está abaixo, dentro ou acima desta média?
De acordo com um estudo feito pela Kantar WorldPanel e divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), dentre os tipos de massas disponíveis no mercado, o espaguete é o mais querido por nós como nação, com 64% da preferência. O segundo lugar é do macarrão parafuso (ou fusilli), mas beeem distante: é a escolha principal de 15% do público nacional.
“Apesar de o macarrão estar em 99,5% dos lares brasileiros, ainda existe uma barreira cultural que tende a restringir seu consumo aos finais de semana”, diz Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI. “Mas as massas são muito versáteis. O macarrão tem todas as condições de ocupar um lugar na mesa do brasileiro diariamente”.
Dicas para fazer o macarrão perfeito
É importante, então, saber como preparar as massas bem direitinho, concorda?
Por isso, a chef Mariana Ribeiro, proprietária da escola de gastronomia, idiomas e vivências Taste n’Learn, e a cozinheira profissional Irene Prado dão cinco dicas para você fazer o melhor macarrão da sua vida.
1- Leia as instruções do pacote da massa
Dependendo da farinha usada para fazer o macarrão, ele precisará de mais ou menos minutos para ser cozido. A indicação do fabricante é um bom parâmetro para saber quanto tempo deixá-lo mergulhado na água fervente. Se a massa for fresca, comprada de um/a produtor/a artesanal, peça essa informação a ele ou ela.
2- Não acrescente óleo ou azeite à água em que o macarrão será feito
“Isso era necessário quando nossos macarrões não eram produzidos com farinha de grano duro e boa qualidade. Ele cozinhava rápido e geralmente grudava”, conta Mariana. Irene complementa: “O óleo e o azeite impedem que o molho incorpore adequadamente à massa”. Atualmente, a água pode receber apenas sal antes de a massa ser colocada na panela.
3- Coloque a massa na panela apenas quando a água estiver fervendo
E dê uma mexidinha nela no primeiro minuto de cozimento, para impedir que ela grude. O amido liberado pela massa no contato com a água fervente pode fazer com que ela grude um pouquinho se não houver essa intervenção.
4- Escorra o macarrão, mas não o lave
Quando der o tempo de cozimento e você constatar que o macarrão está al dente (ou seja, nem muito duro nem muito mole), escorra-o em um utensílio de cozinha adequado para isso e coloque-o de volta na panela para que ele receba o molho.
5- Escolha o molho certo de acordo com o tipo do macarrão
“O paladar é soberano na escolha do molho, mas cada tipo de macarrão vai melhor com um tipo de molho”, afirma Irene. Mariana acrescenta que “cada formato tem um propósito”. Funciona assim:
– Massas longas e arredondadas (espaguete, linguini) – molhos encorpados e não muito cremosos. Sugestões de molhos: de tomate, branco (ou bechamel) e pesto;
– Massas longas e achatadas (talharim e ninho) – molhos com carnes, queijos ou cogumelos. Sugestões de molhos: alfredo (queijo), bolonhesa (carne moída), funghi (cogumelos), ragú (linguiça), frutos do mar e carbonara (bacon e ovos);
– Massas de formatos variados (parafuso/fusilli, rigatoni, penne, gravatinha/farfale) – molhos encorpados, cremosos, com carnes, queijos, cogumelos ou legumes/verduras. Sugestões de molhos: todos os mencionados anteriormente, molho de espinafre, de ervas e quatro queijos.
Receitas fáceis de macarrão
Agora você já pode colocar as dicas em prática. Selecionamos cinco receitas de macarrão para você comemorar o Dia Mundial do Macarrão hoje e comer bem em todos os outros dias do ano.
Talharim ao molho de bacalhau
Um prato que ganha aquele toque especial com o uso de azeitonas roxas e tomates cereja no molho. Aprenda aqui como fazer a receita de talharim ao molho de bacalhau.
Espaguete ao pesto de espinafre
Que tal uma receita vegetariana? Esse espaguete ao pesto de espinafre tem ares sofisticados para uma ocasião especial
Capeletti in brodo
Uma massinha com jeito de sopa especial, perfeito para os dias frios e até entradinha de um jantar! Aprenda a fazer capeletti in brodo.
Ragu a bolonhesa
Uma massa fácil de fazer e de sabor afetivo. Aprenda uma receita de ragu a bolonhesa.
Penne ao molho de espinafre com tomate seco
Esta receita de penne ao molho de espinafre com tomate seco é perfeita para os vegetarianos ou para quem quer uma massa bem quentinha e sem carne.
Parafuso ao molho agridoce com costelinha de porco
A carne suína feita no forno combina perfeitamente com o molho agridoce caseiro, assim como o macarrão. Confira a receita de macarrão parafuso ao molho agridoce com costelinha de porco e se delicie!
Gravatinha com tomate seco, alcaparras e ervas
Aqui, a massa farfale não tem o acompanhamento de um molho, mas de um delicioso refogado. Saiba como fazer a receita de gravatinha com tomate seco, alcaparras e ervas.
Espaguete com frutos do mar
Que tal variar um pouco a preparação do macarrão e fazer esta massa de inspiração oriental? A receita de espaguete com frutos do mar tem camarão, lula e povo e é incrível!