Um cientista de alimentos afirma que descobriu os segredos da perfeição. E ainda completa que o cheiro e as sensações que ele desperta devem ser melhor que o próprio gosto! Os melhores hambúrgueres devem ter 7 cm de altura, 5 cm de largura e possuem nove camadas, de acordo com o expert Charles Michel.
Ele explica que comer um hambúrguer é uma experiência multissensorial – e que, em hipótese alguma, deve ser servido com talheres. O estudo mostra que 30 % do lanche estão no olfato, 25% na sensação que ele desperta e 15% em como ele se parece e os sons que ele emite enquanto você come. “O sabor que você tem na boca representa apenas 15 %”, completa Charles.
Para o chef Jun Sakamoto, da Hamburgueria Nacional , o hambúrguer perfeito deve ter pelo menos 180g de carne e a mistura deve ter um sabor equilibrado de carne e gordura. Deve também vir acompanhado de um molho (em cima da carne, senão encharca o pão) que deve estar sempre fresco, com cebola, tomate e alho. Já o queijo deve ser cremoso (cheddar) ou elástico (suíço ou mussarela). “Moa as carnes juntas e misturare bem com as mãos para ter uma consistência uniforme. Temperare apenas com sal e pimenta do reino, fazer um disco levemente alto para poder controlar o ponto do hambúrguer”, completa Jun. E, para finalizar, “quando o hambúrguer estiver quase pronto, cubra com o queijo a abafe para derreter”. Hum…!
O especialista belga também estuda “gastrofísica”, campo recente na ciência que vê a forma como interagimos com a nossa comida. As nove camadas de cima para baixo de hambúrguer perfeito do Sr. Michel são:
1. Pão de hambúrguer aquecido uma borrifada de óleo de gergelim;
2. Molho chipotle;
3. Alface fresca e crocante com pepino fatiado;
4. Tomate
5. Fatias de presunto tipo serrano e cebola frita;
6. Fatias de queijo Camembert derretido;
7. Kobe beef temperado com molho barbecue, sal, pimenta e finalizado com cebola picada;
8. Ketchup;
9. Parte de baixo do pão umedecida com molho de soja.
E aí, vai encarar?!
Veja também 35 receitas de hambúrguer para todos os gostos.