Para quem sofre de doença celíaca, a ingestão de alimentos com glúten, a proteína do trigo, pode causar desconfortos, como diarreia, enxaqueca, vômito e problemas de pele. E a maior dificuldade para quem tem o problema é substituir a farinha de trigo por outro ingrediente que não contenha o nutriente. Segundo Carla Serrano, consultora da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), “dá para fazer bolos, pães, tortas e biscoitos com a combinação de outros tipos de farinhas”. O resultado? Fica tão bom quanto o da preparação tradicional! Saiba como compensar a farinha de trigo nas receitas mais comuns, utilizando os outros tipos e também ingredientes diferentes.
Farinha de arroz
Contém fibras, vitaminas do complexo B e ácido fítico, que previne o câncer. Seu teor de gordura é quatro vezes menor do que o da farinha de trigo.
Substitua 1 xícara de farinha de trigo por:
- Pães: 1/2 xícara de farinha de arroz + 1/2 xícara de farinha de trigo sarraceno e lentilha moída (use partes iguais desses últimos ingredientes até completar 1/2 xícara).
- Bolos: 1/2 xícara de farinha de arroz + 1/2 xícara de farinha de coco OU de castanha-do-pará triturada.
- Massas: 1/2 xícara de farinha de arroz + 1/2 xícara de fécula de batata e polvilho doce (use partes iguais).
- Tortas salgadas: 1/2 xícara de farinha de arroz + 1/2 xícara de farinha de trigo sarraceno OU de lentilha crua triturada OU de batata doce OU de mandioquinha cozida e amassada. Para dar crocância, coloque um punhado de chia.
- Tortas doces: 1/2 xícara de farinha de arroz + 1/2 xícara de farinha de grão-de- bico OU de quinua OU de farinha de linhaça OU de amaranto OU de chia.
- Pizzas: 1/2 xícara de farinha de arroz + 1/2 xícara de goma xantana, açúcar demerara e linhaça dourada (em partes iguais).
- Coxinhas: 1/2 xícara de farinha de arroz + 1/2 xícara de polvilho azedo OU de mandioquinha OU de batata cozida e amassada.
Farinha de trigo sarraceno
Também chamada de mourisco, é rica em ferro, magnésio e rutina, nutriente que previne problemas cardíacos. Contém quase o dobro de fibras que o encontrado na farinha de trigo.
Substitua 1 xícara de farinha de trigo por:
- Pães: 1/2 xícara de farinha de trigo sarraceno + 1/2 xícara de farinha de arroz.
- Tortas salgadas: 1/2 xícara de farinha de trigo sarraceno + 1/2 xícara de farinha de arroz. Para dar crocância à massa, coloque um punhado de chia OU de amaranto.
Batata-doce
Rica em betacaroteno, ferro, fibras e cálcio, regula o intestino e controla o colesterol. Tem também baixo índice glicêmico, ou seja, demora mais para se transformar em glicose.
Substitua 1 xícara de farinha de trigo por:
- Pães: 7/8 de xícara de batata-doce cozida e amassada + um punhado de farinha de arroz e um punhado de farinha de trigo sarraceno.
Farinha de coco
Rica em fibras, regula o intestino e diminui os níveis de colesterol e glicose. Contém também ácidos láurico e cáprico, que têm propriedades anti-inflamatórias e vermífugas.
Substitua 1 xícara de farinha de trigo por:
- Bolos: 1/2 xícara de farinha de coco + 1/2 xícara de farinha de arroz.
Mandioquinha (batata-baroa)
Tem cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, betacaroteno, vitaminas C e do complexo B. Fortalece ossos e dentes.
Substitua 1 xícara de farinha de trigo por:
- Pães: 7/8 de xícara de mandioquinha cozida e amassada + um punhado de farinha de arroz + um punhado de farinha de trigo sarraceno.
Fubá
Tem muitas fibras, betacaroteno e vitaminas K e do complexo B.
Substitua 1 xícara de farinha de trigo por:
- Bolos: 1/2 xícara de fubá + 1/2 xícara de farinha de arroz e farinha de coco (use partes iguais).
- Salgadinhos: 1/2 xícara de fubá + 1/2 xícara de farinha de grão-de-bico.