Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

10 séries médicas que valem a pena (e viciam muito)

O tema é muito envolvente! Confira as melhores séries, das mais recentes às clássicas geniais, como E.R, House e Grey's Anatomy.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 15 jan 2020, 08h26 - Publicado em 18 out 2019, 08h30
HOUSE -- Pictured: (l-r) Jennifer Morrison as Dr. Allison Cameron, Jesse Spencer as Dr. Robert Chase, Lisa Edelstein as Dr. Lisa Cuddy, Robert Sean Leonard as Dr. James Wilson, Omar Epps as Dr. Eric Foreman; (center) Hugh Laurie as Dr. Gregory House -- (Photo by: Art Streiber/NBCU Photo Bank/NBCUniversal via Getty Images via Getty Images) (NBC / Colaborador/Getty Images)
Continua após publicidade

Depois de assistir a uma série dessas, você nunca mais vai deixar de questionar seu médico e tentar ficar por dentro dos diagnósticos. As tramas, geralmente ambientadas na emergência de um hospital, costumam trazer casos reais e nos fazem pensar mais, querer entender mais o corpo, as doenças, os tratamentos – e, claro, achar que há um pouco de médico em nós…

Então, neste Dia do Médico, listamos as séries mais impactantes que já foram feitas e que valem a pena maratonar.

Ah, e um aviso: elas são viciantes!

Diagnóstico

10 séries médicas que valem a pena (e viciam muito)
()

Lançada esse ano, a série documental da Netfix tem uma temporada de 11 episódios que trazem histórias de pessoas que tiveram diagnósticos esclarecidos com a ajuda das redes sociais. Coproduzida pelo The New York Times, é liderada pela médica da Universidade de Yale Lisa Sanders, especialista em casos raros e complexos. Inclusive, os textos dela, publicados na coluna no NYT Magazine, inspiraram a criação de ‘House’ – ela foi consultora da série por anos.

Dá pra maratonar rapidinho!

 

The Resident

The Resident
(Fox/Reprodução)
Continua após a publicidade

O drama médico apresenta as expectativas frustradas de um jovem médico residente, Conrad Hawkins (Matt Czuchry), os erros médicos, as prioridades financeiras do sistema médico e o dia a dia difícil que ele enfrenta no hospital. A série da Fox já tem duas temporadas completas e vai ganhar a terceira agora.

Rob Corn, de Grey’s Anatomy, é um dos produtores executivos da série norte-americana.

The Good Doctor

10 séries médicas que valem a pena (e viciam muito)
()

Estreou em 2017 e está na terceira temporada (que chega ao Brasil pelo Gobloplay em 2020). O protagonista é o jovem cirurgião Shaun Murphy (Freddie Highmore) que tem autismo e savantismo (uma condição de grande habilidade intelectual aliada a um problema sério de comunicação), mas consegue uma vaga como médico em um hospital conceituado.

O personagem tem um conhecimento médico extraordinário (quase miraculoso), mas não consegue se relacionar com o mundo ao redor. Quem o ajuda é o mentor e amigo Aaron Glassman (Richard Schiff). 

Continua após a publicidade

 

Sob Pressão

Sob Pressão
(Globo/João Miguel Júnior/Reprodução)

Brasileiríssima, a série exibida pela Globo e coproduzida pela Conspiração Filmes foi lançada em 2017, já tem três temporadas e a quarta está confirmada. O foco é no drama do atendimento médico no Brasil, já que a trama se passa na emergência de um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro.

Os protagonistas são o cético cirurgião-chefe da equipe médica, Dr. Evandro (Júlio Andrade), e a cirurgiã vascular religiosa dra. Carolina (Marjorie Estiano). Os dois lutam, cada um a seu jeito, para salvar vidas a todo custo, mesmo com recursos muito escassos e conflitos íntimos.

Chicago Med

Chicago Med
(NBC/Reprodução)

O dia a dia de um grupo de médicos e enfermeiros de um PS de um hospital de Chicago – a série é da Franquia Chicago e se passa no mesmo universo de Chicago Fire e Chicago P.D. Os episódios das cinco temporadas (desde 2015) trazem a realidade dos pronto-atendimentos, com mais abordagens médicas, diagnósticos, casos psiquiátricos e menos salas de cirurgia.

Continua após a publicidade

Os personagens principais são a cirurgiã Hannah Tremble (Laurie Holden), a diretora Sharon Goodwin (S. Epatha Merkerson), o chefe da psiquiatria Daniel Charles (Oliver Platt), o dr. Will Halstead (Nick Gehlfuss) e a enfermeira Maggie Seaver (Yaya DaCosta).

 

House

10 séries médicas que valem a pena (e viciam muito)
()

A série do médico mais mal-humorado, frio e sarcástico de todos os tempos foi ao ar de 2004 a 2012, teve oito temporadas e levou diversos prêmios. Na trama, os casos médicos são muito bem explicados (resultado de muita pesquisa e estudo dos roteiristas) e a gente termina cada episódio com a sensação que entendeu tudo da parte técnica.

Dr. House, interpretado pelo ator inglês Hugh Laurie, provocou um mix de amor e ódio nos fãs. Apesar de seu espírito realista, comportamento antissocial, falta de interação com os pacientes e desrespeito às regras do hospital, o médico apresentava uma capacidade brilhante de desvendar mistérios da medicina e acertar em diagnósticos que pareciam impossíveis.

 

Grey’s Anatomy

10 séries médicas que valem a pena (e viciam muito)
()
Continua após a publicidade

Clássica, é uma das primeiras séries que nos vem à cabeça quando se trata de tramas médicas. A primeira temporada é de 2005 e começou trazendo a história de Meredith Grey (Ellen Pompeo) no Seattle Grace Hospital. Ao longo de tantos anos, muita coisa mudou, mas a trama continua acompanhando a cirurgiã, suas conquistas profissionais, lutas diárias, assim como a vida afetiva e os conflitos amorosos.

A série está em sua 16ª temporada e continua sendo uma das maiores audiências de TV dos EUA. Shonda Rhimes, a criadora de Grey’s Anatomy, foi a showrunner por 13 anos, mas deixou o roteiro a cargo de Krista Vernoff no ano passado. 

 

ER

er-
(IMDb/Reprodução)
Continua após a publicidade

Essa é outra série médica clássica demais, de uma audiência monstruosa, precursora de Grey’s Anatomy! As 15 temporadas foram ao ar de 1994 a 2009 e mostravam o corre-corre da emergência do County General Hospital, em Chicago, e o treinamento dos médicos residentes.

A série foi criada por Michael Chricton e inovou ao mostrar as cenas médicas na TV. Até George Clooney passou por lá! A trama era considerada o mais longo drama médico americano, até que Grey’s Anatomy lançou a 16ª temporada e bateu o recorde.

ER foi indicada 124 vezes ao Emmy e venceu 23 delas.

 

Scrubs

10 séries médicas que valem a pena (e viciam muito)
()

Série médica de comédia, sucesso até hoje – lançada em 2001, com nove temporadas, encerrada em 2010.

O protagonista J.D. (Zach Braff) é também o cara que narra a história e, apesar de a trama ser cômica – com pitadas de humor negro – , o final de cada episódio traz uma reflexão filosófica sobre a vida. Além de falar sobre casos médicos (sem se levar a sério, claro), Scrubs também dava foco aos estereótipos dos profissionais do ambiente hospitalar.

 

Nurse Jackie

10 séries médicas que valem a pena (e viciam muito)
()

A série é focada na vida de uma enfermeira, interpretada pela atriz Edie Falco. Viciada em remédios e cheia de dramas pessoais, ela é uma das profissionais mais dedicadas aos pacientes, o que faz com que passe por muitos dilemas. A desvalorização da enfermagem também é um tema presente na série, o que é raro na TV. Estreou em 2009 e teve sete temporadas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.