Como começar a ler Clarice Lispector? Veja a ordem mais fácil!
Descubra a melhor sequência para compreender as reflexões de uma das maiores escritoras brasileiras
Se você deseja conhecer a literatura de Clarice Lispector, saiba que a ordem de leitura pode facilitar (e muito) essa experiência. A autora, apesar de ter um estilo único, possui uma escrita desafiadora para quem ainda não está familiarizado com suas obras. Por isso, separamos uma sequência que torna mais acessível a imersão no fluxo de consciência da autora. Confira:
A melhor ordem para ler Clarice Lispector
A doutoranda em literatura e criadora de conteúdo Bruna Martiolli (@brunamartiolli) sugere uma ordem que, segundo ela, “facilita muito a ‘digestão’ do fluxo de consciência e das dificuldades”. Veja a seguir:
1- Amor (Laços de Família)
O conto Amor, presente no livro Laços de família, trata da condição existencial humana, especialmente feminina, ao explorar a insatisfação de uma mulher que se dedica ao universo doméstico.
2- A hora da Estrela
Último livro escrito por Clarice, A Hora da Estrela foi publicado em 1977, pouco antes da morte da autora, e conta a história de Macabéa, uma jovem órfã que se muda de Alagoas para o Rio de Janeiro para trabalhar como datilógrafa. A obra ganhou o Prêmio Jabuti de melhor romance.
3- Feliz aniversário (Laços de Família)
Outro conto de Laços de Família, Feliz Aniversário discute temas como solidão, falta de afeto e as dinâmicas familiares durante uma celebração de aniversário.
4- Água viva
Água Viva mostra as divagações de uma pintora solitária, que reflete sobre questões existenciais, o poder das palavras e o sentido da vida.
5- A menor mulher do mundo (Laços de Família)
O conto A menor mulher do mundo, também de Laços de Família, mostra a história de uma pigmeia grávida, descoberta por um explorador francês na África Equatorial. Vivendo em isolamento, ela é tratada com curiosidade e desprezo pelos outros, algo que potencializa o seu anseio por ser vista para além de sua aparência física.
6- A paixão segundo G.H.
O enredo de A paixão segundo G.H. gira em torno de uma mulher identificada apenas pelas iniciais G.H., que, após demitir sua empregada e tentar limpar o próprio quarto, passa a ter profundas reflexões sobre sua existência.
7- Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres
Ambientado no Rio de Janeiro, o romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres revela a história de amor entre Lóri, uma professora que busca prazer e realização pessoal na cidade grande, e Ulisses, um professor de filosofia.
8- Felicidade clandestina
Felicidade Clandestina é uma coletânea de 25 contos de Clarice que aborda temas diversos, como infância, adolescência, família e amor.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.