‘Divinas Divas’, de Leandra Leal, é melhor filme do festival SXSW
O filme, que conta a história da primeira geração de travestis do Rio de Janeiro, venceu o festival por voto popular
A atriz Leandra Leal pertence a uma família que, há várias gerações, trabalha no meio artístico do Rio de Janeiro. A mãe dela, Ângela Leal, é atriz também. E o avô, Américo Leal, comandou o Teatro Rival, tradicional casa no Rio de Janeiro que foi palco para o Teatro de Revista e também para shows de travesti durante a ditadura militar.
Com tanta história na família, Leandra decidiu contá-las em forma de filme. “Divinas Divas” fala sobre a primeira geração de travestis brasileiras, representadas por estrelas como Rogéria, Waléria e Jane di Castro. E no último fim de semana o longa-metragem foi premiado no festival South by Southwest, nos Estados Unidos, por votação popular – melhor filme do festival.
A atriz comemorou com um post no Facebook: “Estávamos concorrendo com o mundo inteiro, com filmes de ficção e levamos essa. Nós, o único filme brasileiro, dirigido por uma mulher.”
É a estreia de Leandra Leal na direção de um longa-metragem. O filme só foi exibido em festivais até o momento, mas vai entrar em cartaz no circuito em junho. Assista ao trailer do filme: