Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

“Elas que animam” traz animações dirigidas por mulheres brasileiras

Mostra da Itaú Cultural Play traz seleção de dez animações dirigidas por mulheres, destacando temas como envelhecimento e tradições afro-brasileiras

Por Adriana Marruffo
2 abr 2024, 15h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Itaú Cultural Playplataforma de streaming gratuita dedicada ao cinema brasileiro – disponibilizou, na última sexta-feira (29), a mostra “Elas que animam”, um festival de animação online e gratuito que destaca as produções criadas por mulheres brasileiras.

    A curadoria conta com 10 animações que abordam desde o envelhecimento até a seca do Nordeste, além de contar com curtas-metragens animadas premiadas como Torre, de Nádia Mangolini, que recebeu o prêmio de Melhor Curta-metragem no Festival Cine Memória, em 2017. 

    A mostra virtual é uma oportunidade de conhecer algumas das melhores produções audiovisuais animadas e, claro, dar uma abertura às mulheres brasileiras na indústria para se destacarem – além de ampliar nosso pensamento de audiovisual para além de São Paulo, com curtas-metragens produzidas na Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco e Paraná. Confira mais sobre o projeto:

    Elas que animam

    A mostra Elas que animam destaca a diversidade e riqueza que a participação feminina pode trazer ao audiovisual. Para isso, a plataforma de streaming gratuita traz para o seu catálogo dez produções para você desfrutar.

    Entre elas está Uma mão anima a outra, um projeto de criação coletiva de Beatriz Belo, Denise Cunha, Leuí Weinert, Mariana Fogo e Paula Abril Marinho, que homenageia um punhado de artistas audiovisuais ao retomar com mestria as técnicas de animação usadas pelos homenageados. Com um roteiro surrealista e modernista, a animação acompanha uma paisagem tropical e um homem engravatado que caminha pela metrópole. 

    Também existe uma seleção de curtas-metragens premiados, como Torre e Guida, de Rosana Urbes, premiado em 2015 no Festival de Annecy, considerada a mais importante vitrine do cinema de animação do mundo.

    Continua após a publicidade

    Além dele, a animação Dia Estrelado, de Nara Normande, também merece destaque. Com leves relembranças ao romance de Graciliano Ramos, Vidas Secas, o projeto acompanha as vivências de uma família afetada pelas secas no Nordeste, e recebeu mais de 20 prêmios, entre eles o da Crítica Brasileira de Melhor Curta-metragem no 22º Cine Ceará.

    A imagem uma mulher negra, feita de massa de modelar, segurando uma cesta nas mãos. No fundo, mostra-se um cenário de seca.
    “Dia estrelado”, de Nara Normande, recebeu mais de 20 prêmios e retrata a seca do Nordeste (Elas que animam/Divulgação)

    A importância da cultura afro-brasileira também é celebrada na mostra através de curtas como Òrun Àiyé – a criação do mundo, de Jamile Coelho e Cintia Maria, que tem participação de Carlinhos Brown.

    Fato é que as produções selecionadas demonstram maestria e são apenas o começo para a abertura de novos espaços femininos. Confira as animações disponíveis no streaming:

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade

    Os filmes estarão disponíveis na plataforma por 12 meses e podem ser acessados gratuitamente em www.itauculturalplay.com.br e em smartphones Android e IOS e Chromecast.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Preparamos uma oferta exclusiva para você consumidor assinar o plano Digital Completo.

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.