Exposição fotográfica de Frida Kahlo chega a São Paulo neste sábado
O acervo de fotos da artista será exposto no MIS (Museu da Imagem e do Som) e no Espaço Cultural Porto Seguro.
A partir de hoje, 3 de setembro, São Paulo recebe a mostra “Frida Kahlo – Suas Fotos”, que conta com vasto material do acervo pessoal da artista. A exposição já passou por países como Portugal, México e Polônia e chega à capital paulista dividida em dois espaços. O MIS (Museu da Imagem e do Som) recebe a mostra principal e o Espaço Cultural Porto Seguro exibe uma parte do acervo intitulada “Frida Kahlo – Suas Fotos | Olhares sobre o México”.
Ao todo, a exposição conta com 241 imagens, que ficaram inacessíveis durante décadas, depois da morte de Frida, em 1954. A pedido do marido da artista, Diego Rivera, o acervo só pode ser revelado em 2007 e soma 6.500 fotografias. Todo esse material ficou guardado em um banheiro na emblemática Casa Azul, local onde Frida viveu durante muitos anos e onde veio a falecer.
A mostra exibe imagens que retratam desde a infância de Frida até a vida adulta. Além de fotos tiradas pela própria artista, há outras feitas por seu pai e seu avô, e por amigos como Gisèle Freund e Nickolas Muray.
Para a integração entre as duas partes da mostra, é possivel utilizar um serviço gratuito de van, que transportará o público de um centro cultural para o outro. As exposições são complementares e o ingresso adquirido no MIS ou no Espaço Cultural Porto Seguro dá acesso livre aos dois espaços, basta apresentar o bilhete na entrada.
O acervo ficará exposto até 20 de novembro, com visitação disponível de terça a domingo. As entradas custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).