Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jasmine e Jafar são mais interessantes do que Aladdin no novo filme

Num mundo ideal, Aladdin é o protagonista do live-action da Disney... só que Jasmine e Jafar roubam a cena por muitas vezes no filme.

Por Fernando Gomes
Atualizado em 15 jan 2020, 17h25 - Publicado em 23 Maio 2019, 11h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Aladdin‘, o mais recente lançamento da Disney, entra em cartaz nesta quinta-feira (23) e vai levar uma legião de fãs aos cinemas brasileiros. O longa é uma das grandes apostas da empresa do Mickey para este ano.

    Quem assistiu ao desenho antigo e já o amava, pode ter certeza de que esta nova adaptação irá ser gratificante! Grande parte do filme é muito fiel ao clássico, mas tem também algumas mudanças significativas que engrandeceram ainda mais a trama.

    Duas dessas grandes mudanças estão em Jasmine e Jafar, a princesa e o vilão de ‘Aladdin’. Os personagens interpretados, respectivamente, por Naomi Scott e Marwan Kenzari possuem características muito marcantes e que, por muitas vezes, roubam até a cena do herói principal.

    Então, cuidado, Mena Massoud. Seu Aladdin pode estar sendo ofuscado por outras duas estrelas.

    Continua após a publicidade

    Para fazermos este levantamento, precisamos que você relembre os propósitos dos personagens no desenho. Jasmine é filha do sultão e princesa de Agrabah. Seu arco dramático se inicia sozinho e seu destino é traçado por seu pai: ela precisa encontrar um pretendente para se casar o mais rápido possível.

    Jafar é conselheiro do pai de Jasmine. Seu objetivo é conseguir a lâmpada mágica que está escondida no meio do deserto e tomar o trono. Para tornar-se sultão, Jafar planeja se casar com a princesa. Este último fato é abordado de maneira diferente no live-action, assim como outras questões.

    Continua após a publicidade
    'Aladdin'
    ()

    Ambos os personagens são movidos pela vontade e ambição. Enquanto uma tenta conquistar sua liberdade de escolha e ser claramente ouvida pelos que estão à sua volta, o outro tenta ser tornar um líder tirano a todo custo.

    E qual a relevância disso para a nova abordagem da trama para os cinemas? Toda! Isso porque Jasmine, por exemplo, teve seu desfecho alterado no live-action. E isso fez toda a diferença para a construção da personagem.

    Continua após a publicidade

    Aproveitando o gancho do assunto, vamos começar pelos diferenciais da princesa.

    A princesa Jasmine

    Por que Jasmine é mais interessante que o Aladdin? Porque é ela que cresce durante a história. Isso em diversos sentidos. Socialmente, politicamente (!) e pessoalmente. Sim, Aladdin saiu das ruas e se tornou membro da família de imperadores de Agrabah, além de se casar com o amor de sua vida. Porém, ele não sofria a mesma discriminação que a princesa e ele não era silenciado por ninguém.

    No live-action, a personagem reafirma SEMPRE a vontade de liderar seu povo e de ser ouvida pelos seus entes queridos. Até mesmo seu pai, que comanda o reino, mostra-se vidrado em arranjar um casamento para sua filha. E ela nunca escolheu estar naquela situação.

    Continua após a publicidade
    'Aladdin'
    A princesa Jasmine de Naomi Scott tem um final alternativo no live-action. (Daniel Smith/Image.net/Divulgação)

    Ao ver a transformação de Jasmine nas telonas, é perceptível a evolução dela em relação à princesa do desenho de 1992. O longa soube valorizá-la e realmente construí-la de forma que suas palavras não fossem deixadas de lado no fim do filme.

    Nós amamos o destino da personagem, mas não vamos te dar esse spoiler para não estragar a surpresa!

    Continua após a publicidade

    Jafar

    Muitas questões haviam sido levantadas acerca de Jafar antes mesmo da divulgação do primeiro trailer do filme. O questionamento principal era: “por que ele é gato, e não feio que nem no desenho?”. De fato, o personagem sofreu grandes adaptações para o live-action, mas sua presença está tão digna quanto no filme anterior.

    O novo Jafar possui a essência de vilão necessária para mover os acontecimentos do filme. O que o destaca sobre Aladdin, o protagonista, é justamente isso. O seu porte. Marwan consegue provar para o público que, mesmo não sendo fisicamente parecido ao Jafar da animação, ele consegue demonstrar a essência do personagem de outras maneiras.

    O jeito com que o ator se movimenta pelo cenário, que dialoga com os personagens bonzinhos e até mesmo a forma como ele olha fixamente para os outros são exemplos destacáveis para o arco de Jafar neste filme.

    'Aladdin'
    O vilão Jafar do novo filme não desaponta quando o assunto é entrega eficiente de personagem. (Daniel Smith/Image.net/Divulgação)

    Por mais que Aladdin seja o protagonista e tenha seu nome no título do longa, ele acaba sendo dependente da atuação dos personagens secundários. Agora, o fato é: Jasmine e Jafar roubam a cena do herói muitas vezes.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.