A dieta que emagrece 39 kg com alimentos termogênicos
"Perdi 39 kg com a dieta que derrete gordura. Incluí no cardápio alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e favorecem o emagrecimento", conta Elaine Esteves Conto
Elaine Esteves mede 1,69 m e foi dos 118 kg para os 79 kg
Foto: Alan Teixeira / Arquivo Pessoal
“De uma hora para a outra, o ar me faltou, o mundo girou e comecei a enxergar tudo embaralhado. Fui dominada pelo medo e pela sensação de que morreria naquele instante. Não sabia o que aquilo significava. Só descobri dias depois, quando procurei o médico: tinha sido minha primeira crise de síndrome do pânico. Era 1997. Nos três anos seguintes, lutei contra essa doença. Para isso, encontrei uma forma de lidar com o sofrimento: comer. Já estava acima do peso por causa de duas gestações, mas a síndrome do pânico foi o meu salto para a obesidade: em três anos, passei dos 86 kg para os 105 kg!
Sempre que sentia uma crise chegando, corria para a cozinha e devorava potes de doce de leite e de sorvete, além de pacotes de pão de fôrma com maionese e refrigerante. Só me sentia em paz quando meu estômago estava cheio.
Desisti da cirurgia e descobri os termogênicos
Graças a Deus, minhas crises de pânico foram controladas com psicoterapia, remédios e muito apoio do meu marido, dos meus dois filhos e dos meus pais. Mas o ganho de peso permaneceu. Quanto mais gorda eu ficava, mais minha felicidade era comprometida.
Minha pressão estava altíssima! Além disso, meu casamento e minha vida sexual também pioraram. Sexo? Só com a luz apagada. Cheguei ao fundo do poço em 2008, quando atingi os 118 kg e entrei na fila da operação de redução do estômago.
Passei a ir a palestras sobre cirurgia bariátrica. Mas conheci ex-obesos que ficaram deprimidos e com aparência de doentes após o procedimento. Desisti da cirurgia e, em setembro de 2008, decidi que cuidaria do meu emagrecimento sozinha, com força de vontade.
Elaine perdeu 39 kg e saiu na capa da revista SOUMAISEU!
Foto: Reprodução revista SOUMAISEU!
O primeiro passo foi entrar na academia. Lá, fiquei sabendo sobre cápsulas que aceleram o metabolismo, chamadas termogênicas. Como tenho propensão à síndrome do pânico, preferi não arriscar. Mas fiquei curiosa e fui atrás de informações na internet. Descobri alimentos naturais que têm o mesmo efeito das cápsulas: turbinam o metabolismo e facilitam o emagrecimento.
Passei a consumi-los no café da manhã, no almoço, no lanche, no jantar… Também reduzi a quantidade de comida nas refeições e comecei a usar produtos light. Os resultados vieram logo no primeiro mês: perdi 8 kg! Nos meses seguintes, as perdas foram menores, mas constantes. Aos poucos, deixei de me vestir como uma idosa e pude comprar roupas da moda. A cada quilo perdido, renascia em mim a vaidade, a vontade de me cuidar e o gosto por peças curtas. Após um ano e cinco meses, cheguei aos 79 kg, meu peso atual. Ou seja, perdi 39 kg no total!
A recompensa vai além dos benefícios estéticos: minha pressão arterial voltou ao normal e a vida sexual também foi turbinada. Deixei de ser insegura na cama! Agora faço sexo com a luz acesa, sem vergonha! Hoje minha missão é manter o peso conquistado. Para isso, continuo investindo nos alimentos termogênicos!”
Alho e cebola são alimentos termogênicos
Foto: Dreamstime
Emagreça com os alimentos termogênicos
Os alimentos conhecidos como termogênicos realmente contribuem para a perda de peso. A nutricionista Luana Stoduto explica que eles obrigam o metabolismo a trabalhar mais no processo digestivo, aumentando a queima de gordura e de calorias. O melhor é que, com exceção dos chás e do café que devem ser evitados por grávidas, lactantes, hipertensos, cardíacos e pessoas com gastrite e úlceras , todos os outros alimentos da lista ao lado estão liberados em qualquer refeição. A nutricionista ensina receitas fáceis para você abusar desses “milagreiros” com muito sabor!
Principais alimentos termogênicos:
Chá verde, chá branco, chá-mate, água gelada, água de coco, café, canela, hortelã, cavalinha, soja, alho, cebola, pimenta vermelha, cominho, curry, canela, maçã, laranja, vinagre, folha de mostarda, aspargo, sardinha, bacalhau, salmão, anchova, cenoura, gengibre, couve e brócolis.
Almoço turbinado
Sardinha ao molho de pimenta
Ingredientes
· 4 dentes de alho socados
· 1 cebola picada
· 1 punhado de pimenta vermelha
· ½ kg de sardinha
· 1 embalagem de molho de tomate
· Vinagre a gosto
Modo de fazer
Misture o alho, a cebola e a pimenta. Reserve. Numa panela de pressão, coloque o molho, a sardinha, um pouco de vinagre e o tempero reservado. Cozinhe na pressão e sirva em seguida.
Ideal no café da manhã e antes do jantar
Chá de maçã com canela
Ingredientes
· 250 ml de água
· Cascas de duas maçãs
· Canela a gosto
Modo de fazer
Leve a água ao fogo até ferver. Acrescente as cascas de maçã e ferva por cinco minutos. Em seguida, retire as cascas e acrescente a canela. Consuma imediatamente.
Ótima para o almoço
Salada de couve com gengibre
Ingredientes
· 1 pires de couve mineira cortada
· 1 pires de brócolis cortado
· 1 pires de beterraba ralada
· ½ pauzinho de gengibre para temperar
· 1 pitada de sal
· Vinagre a gosto
Modo de fazer
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente.
Excelente para o lanche da manhã
Suco de cenoura com água de coco
Ingredientes
· 1 cenoura pequena ralada
· 1 maçã média descascada, sem sementes e cortada em pedaços pequenos
· 1 pedaço de gengibre
· 2 folhas de hortelã
· 250 ml de água de coco bem gelada
Modo de fazer
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente.
Para substituir o jantar
Shake de kiwi
Ingredientes
· 250 ml de leite desnatado
· 1 kiwi descascado e picado
· 1 pitada de canela
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente. Se preferir, substitua o kiwi por maçã.
– Conheça o cardápio seguido por Elaine