Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Conheça a dieta que privilegia os alimentos crus

Estudos norte-americanos comprovam que o consumo de ingredientes in natura pode ajudar a perder até 6 kg em um mês

Por Gustavo Curcio (colaborador)
Atualizado em 11 abr 2024, 20h43 - Publicado em 24 mar 2015, 05h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quem segue uma dieta rica em alimentos crus pesa, em média, 12 kg a menos do que quem torce o nariz para essa ideia. A conclusão é de um estudo norte-americano que acabou dando origem à onda da dieta crua, seguida por muitas estrelas de Hollywood, inclusive as celebs brasileiras. Para entender como a proposta funciona, imagine como seria preparar suas refeições sem usar (ou usando bem pouco) o forno, o fogão ou o micro-on­das. “Muitos desistem da dieta por não ter tempo de preparar refeições nutritivas. Mas não há nada mais prático do que comer cru”, explica a nutricionista Yasmin Alaby. 

    O mais natural possível

    A raw food (róu fud, nome original da dieta, em inglês, que quer dizer comida crua), seguida à risca só permite comer os alimentos do jeito que vêm da natureza. “Saem industrializados e embutidos e entram apenas alimentos crus, de preferência orgânicos, germinados, desidratados ou fermentados”, diz Yasmin. Em algumas refeições aparecem alimentos cozidos. O segredo é usar vapor sempre que possível e deixar os grãos de molho para que não demorem a amolecer. Prefira a panela de pressão: como cozinha tudo mais rápido, a perda de nutrientes é menor.

    Por que essa dieta funciona?

    Vegetais, frutas e grãos integrais são a base de qualquer plano saudável, pois contêm muitos nutrientes e fibras. Além disso, alimentos crus estimulam a mastigação, diminuem a fome e dão saciedade. “A perda de peso é maior também, porque a alimentação é menos calórica. Essa dieta ainda previne doenças cardiovasculares, reduz o colesterol, o diabetes e auxilia na prevenção do câncer”, explica a nutricionista.

    Existe algum tipo de restrição?

    O consumo de alimentos in natura é sempre melhor do que o de produtos industrializados, mas essa dieta não é para todo mundo. “É preciso ver se a pessoa tem deficiência de nutrientes presentes na carne vermelha, por exemplo, que é mais difícil de ser consumida crua”, alerta Yasmin. Além disso, se você decidir seguir essa dieta por mais de 30 dias, o ideal é contar com acompanhamento nutricional, combinado?

    O cardápio é fácil de preparar e de seguir:

    Continua após a publicidade

    DIA 1

    Café da manhã

    Lanche da manhã

    Almoço

    Lanche da tarde

    Jantar

    Ceia

    1 fatia de melão

    DIA 2

    Café da manhã

    Lanche da manhã

    Almoço

    Lanche da tarde

    Jantar

    Ceia

    DIA 3

    Café da manhã

    Lanche da manhã

    Almoço

    Lanche da tarde

    Jantar

    Ceia

    O cardápio acima é apenas uma sugestão. O plano alimentar deve ser individualizado e é essencial consultar um profissional. Vale lembrar ainda que a perda de peso varia de acordo com o organismo de cada um.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.