Grão de linhaça
Foto: Reprodução/ANAMARIA
Grãos como linhaça, quinoa e amaranto devem fazer parte da dieta de quem quer perder peso e reduzir medidas. Os nutricionistas funcionais Fábio Bichalo e Andrezza Botelho apontam os benefícios e as diferenças que existem entre eles:
Linhaça
Uma colher de sopa ou uma colher de sobremesa pode ser consumida por dia por todos, exceto grávidas e mulheres amamentando, além de pessoas com intolerância ou alergia ao grão. A linha ajuda a regular o intestino, diminuir a ansiedade e a inflamação em células de gordura, reduzindo a celulite. Consumida em excesso, porém, a linhaça poder engordar.
Feijão-branco
Uma colher diária de chá é indicada para quem quer emagrecer. Não devem consumir o feijão-branco quem possui distúrbios gástricos. O alimento é capaz de aumentar a saciedade e regular o intestino. Ajuda a melhorar o aspecto da pele. Porém, consumo em excesso, pode causar diarreia.
Quinoa
Duas colheres diárias de sopa são indicadas para todas as pessoas, exceto os alérgicos e intolerantes. A quinoa ajuda a regular a glicemia, a saciedade, diminui os sintomas da TPM e as crises de enxaqueca. O grão também recupera a elasticidade da pele. Em excesso, porém, pode engordar.
Amaranto
O consumo diário de uma colher de sopa é indicado para quem não consome proteína. O amaranto é uma boa opção para quem tem intolerância ao glúten. O grão ajuda a reduzir o nível de colesterol no sangue. Rico em cálcio, também fortalece os ossos e combate o envelhecimento precoce da pele,
Chia
O consumo diário de duas colheres de sopa é indicado para todos. A chia ajuda a combater diabetes e hipertensão, além de proporcionar a sensação de saciedade. O grão também combate o envelhecimento precoce da pele, mas pode provocar gases.