Quer emagrecer? Especialistas contam o que funciona nesse momento
Foto: Reprodução Revista WOMEN’S HEALTH
Com o passar do tempo, a combinação “comer menos + malhar mais” perdeu lugar para fórmulas mais complicadas quando o assunto é emagrecimento. Afinal, pode comer carboidrato à noite? É possível substituir uma refeição por um shake? Quais alimentos fazem o organismo queimar mais calorias? Para não se perder em meio a tantas informações, a WOMEN’S HEALTH de dezembro consultou especialistas para esclarecer 18 dúvidas de uma vez por todas. Assim, vai ficar mais fácil conquistar o corpo dos sonhos. Confira quatro delas:
Pode comer carboidrato à noite?
“Nesse caso não há certo nem errado. Use o bom senso”, diz Cláudia Cozer, coordenadora do Núcleo de Obesidade do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Como o carboidrato é fonte de energia e à noite o gasto energético diminui, deve-se reduzir o consumo do nutriente quando o Sol se põe. “No jantar, limite-se a uma colher (de servir) de arroz, um pegador de massa ou uma batata média. No almoço, essa quantidade pode ser dobrada”, recomenda.
Quais alimentos fazem o organismo queimar mais calorias?
Iogurte desnatado, fibras, água gelada e pimentas, de acordo com um estudo feito pelo médico especializado em nutrologia Thiago Volpi, de São Paulo. Na pesquisa, pessoas que ingeriram leite e derivados com baixo teor de gordura perderam 69% mais gordura corporal e 22% mais peso, em comparação com voluntários que não consumiram laticínios. A falta de cálcio eleva os níveis do hormônio calcitriol, que bloqueia a quebra da gordura e ativa sua produção. Já as fibras fazem volume no trato gastrointestinal e retardam a digestão e a absorção dos alimentos. Isso mantém estáveis as taxas de glicemia, auxiliando na redução da gordura corporal. O consumo de água gelada, por sua vez, aumenta a queima calórica, pois o corpo precisa equilibrar a temperatura. Quanto à pimenta, ela acelera o metabolismo em até 20% após a refeição.
Qual a melhor refeição para ser substituída por um shake?
O jantar, pois a alimentação noturna precisa ser leve, de maneira a facilitar a digestão. “O shake é uma ótima opção de jantar para quem quer emagrecer. Deixe para o almoço as carnes, massas e alimentos que demoram para ser digeridos”, diz Daniela Jobst.
É verdadeira a teoria de que, depois que emagrece, o corpo faz de tudo para voltar ao peso anterior?
Sim, o corpo tenta manter sua reserva de energia para alguma situação de desabastecimento. Mas isso não significa que seu esforço será em vão. “Se você conseguir manter todas as ações que a levaram a perder peso, alguns quilinhos podem até voltar, mas você jamais retornará ao peso inicial”, diz Maria Edna de Melo.
Ainda dá tempo de desfilar linda de biquíni no verão
Foto: Reprodução Revista WOMEN’S HEALTH
E já que o assunto é emagrecer, está mais do que na hora de entrar em forma para o biquíni. Para isso você vai precisar de apenas 21 dias. Isso mesmo! Esse é o tempo necessário para acelerar o metabolismo, fortalecer a musculatura e queimar os quilos extras com a série de exercícios publicada na edição de dezembro da publicação.
A cada semana você vai fazer seis séries: duas de tonificação muscular para todo o corpo, duas intervaladas, de queima calórica, e duas de recuperação e aumento de resultados. Não importa em que ordem você faça os treinos, contanto que faça. A meta é se acostumar a realizar um pouquinho de exercício todos os dias para criar o hábito que você não vai querer abandonar. O dia restante é de folga. Depois, é só comemorar e desfilar o corpo dos sonhos por aí.