No fim da tarde da última sexta-feira, dia 1° de dezembro, o centro de Curitiba foi tomado pelo espírito natalino e se transformou no palco da estreia do Natal do Bradesco. Fomos conferir o espetáculo de pertinho para contar tudo para você!
Entre no clima do Natal com as crianças coralistas de Curitiba
A gente acompanhou a primeira noite do Coral do Palácio Avenida e confirma: é pura emoção!
O que está por trás do palco
Com certeza você já viu fotos, vídeos ou até assistiu ao vivo ao Coral de Natal do Palácio Avenida. É um dos eventos de fim de ano mais conhecidos do Brasil e já está em sua 27a edição.
Neste ano, o Coral foi formado por 111 crianças, entre 7 e 12 anos, que começaram a ensaiar o repertório de 24 músicas em outubro. Algumas canções são verdadeiros clássicos da época – afinal, todo evento de Natal que se preze tem que ter Então É Natal na playlist! Porém, a apresentação deste ano contou com dez músicas inéditas de artistas como Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Beto Guedes e Chico Buarque. Segundo a maestrina Dulce Primo, que está à frente do projeto há 24 edições, as canções antigas também foram rearranjadas, proporcionando um show cheio de novidades em comparação aos outros anos.
O objetivo? Contar a história O Palácio Encantado, criada especialmente para 2017. As crianças coralistas fazem o papel dos alunos de um conservatório de música que, com a ajuda de sua professora, trazem à vida o Sr. Palaciano, simpático personagem que sofreu um encantamento e se solidificou na forma do Palácio Avenida.
“Além de Mary Poppins, A Noviça Rebelde e Harry Potter, uma grande inspiração para a construção dramática e narrativa do show foi a tradição do espetáculo e o próprio Palácio Avenida”, explica Wado Gonçalves, diretor criativo do evento.
O show é dividido em quatro blocos. Em cada um, a professora e os alunos invocam os elementos da natureza: ar, água, fogo e terra, representados por músicas, figurinos e diversos objetos de cena. Esse universo mágico construído pela dramaturgia, projeção mapeada, maquiagem, figurino, enredo e cenografia, segundo os criativos do projeto, é um tributo à Terra, à força da vida, à importância da descoberta, do aprendizado, da fé e da paz.
No coral, 11 crianças atuam como solistas no palco, ao lado da atriz Simone Gutierrez e do corpo de bailarinos. Os demais pequenos entoam as canções das janelas do Palácio Avenida, assessorados pelos Anjos de Natal.
Os Anjos são 150 funcionários, estagiários do Bradesco e seus familiares, selecionados para atuar como voluntários do coral. Eles acompanham as crianças durante todo o período de ensaios e também nas apresentações, auxiliando-as com os processos de segurança, figurino e objetos usados durante o show. “A parte mais emocionante é a interação com as crianças nos bastidores, quando conversamos e brincamos com elas. Sempre saímos dos ensaios com muita energia”, conta Júlio Eduardo Correa, que participou do show pela primeira vez como voluntário.
Transformação para a cidade e para as pessoas
O Bradesco produz o espetáculo desde 2016, mas o Palácio Avenida já é palco das apresentações há quase três décadas. “Outro dia, duas senhoras me olharam emocionadas durante a montagem e vieram conversar comigo para contar que uma delas foi coralista há 22 anos”, conta Wado Gonçalves, que está no comando do show há sete.
O coral é um dos eventos mais importantes da época em Curitiba. Todo ano, são nove apresentações gratuitas durante o mês de dezembro – todas muito prestigiadas pelos moradores. Para Gonçalves, o processo de criação e produção do espetáculo exige responsabilidade, mas é uma grande fonte de aprendizado: “Trabalhar com crianças ávidas por cultura, experiências e oportunidades na vida nos engrandece muito. Elas nos ensinam a cada dia, nos mostram que o mundo poderia ser muito mais simples do que como nós adultos o transformamos.”
Para Ricardo Rizzo, a evolução das crianças desde o início dos ensaios até o momento da apresentação é a melhor parte do show. “Ver os sorrisos espontâneos e o crescimento da personalidade em cada uma delas durante o processo dá a sensação de que levarão essa experiência para o resto de suas vidas”, conta o diretor cênico.
Um espetáculo arrasa-quarteirões
O Palácio Avenida, que normalmente abriga um escritório do Bradesco, fica totalmente transformado para as apresentações. Um palco especial é montado na frente do edifício. Dentro do prédio, os materiais usados durante os shows se misturam com os computadores e mesas de trabalho. Toda a estrutura interna é montada para o fim de semana e desmontada antes da segunda-feira, mas os rastros de purpurina em praticamente todos os corredores não deixam dúvidas de que o Palácio está em época de Natal!
Do lado de fora, o público já começa a ocupar a rua horas antes do início da cantoria. Jovens, casais e famílias inteiras aguardam pacientemente pelo evento – alguns trazem até banquinhos para esperar. Às 20h15 em ponto, um bailarino se aproxima do centro do palco e gira um ponteiro gigante de relógio para fazer uma contagem regressiva junto com o público. Nesse momento, o local já está tomado pela vibração de quase 20 000 pessoas para a primeira aparição das crianças. E olha que não é só porque era a noite de estreia, não! No sábado, a mesma multidão se repetiu, ocupando todas as ruas do entorno.
“Na estreia, no início da contagem, senti a mesma ansiedade de quando vai virar o ano”, conta a atriz Simone Gutierrez. “Entrei no palco e vi, no meio da multidão, algumas pessoas emocionadas, outras filmando e outras paralisadas e encantadas. Senti como é bom proporcionar essa sensação a elas. Poder dividir isso com as milhares de pessoas que assistem a cada espetáculo é o que mais me gratifica”, diz, emocionada.
O Palácio Encantado tem duração de cerca de 45 minutos. Como o Palácio Avenida fica em uma esquina, é possível acompanhar as crianças, fofíssimas, cantando e dançando em todas as janelas, mesmo que você não consiga um espaço na área central da rua. O espetáculo também conta com uma área especial para pessoas com deficiência, com audiodescrição e tradução simultânea em Libras, para todo mundo poder acompanhar o show.
Quer passar um fim de semana bem natalino? Aproveite: o Natal do Bradesco tem apresentações até o dia 17 de dezembro.