Ada Lovelace, a primeira mulher programadora da história, completaria 200 anos neste ano se estivesse viva — e, para comemorar, ela pode ganhar uma coleção especial da Lego — e você, fã desta pioneira do mundo da tecnologia, pode ajudar a fazer o projeto sair do papel.
O projeto da coleção sobre Ada é mais uma ideia que está “cozinhando” no Lego Ideas, plataforma da marca onde os fãs podem sugerir e apoiar até financeiramente versões novas e diferentes dos brinquedos.
A edição especial sobre Ada Lovelace seria preto e branco, como nas imagens acima, e teria capacidade para armazenar um minicomputador como o Raspberry Pi, por exemplo, além de ganhar um companheiro de laboratório: Charles Babbage, o criador da máquina analítica de Babbage e amigo de longa data de Lady Ada.
O projeto já tem mais de 900 apoiadores e ainda tem quase um ano para que os fãs possam apoiá-lo apertando o botão “support” e respondendo questões sobre preço e público alvo na plataforma. A partir de 10 mil apoiadores, o projeto passa a ser analisado pela equipe da Lego e pode ser produzido.
Já que a Lego está empenhada em investir em personagens femininos, talvez o projeto seja uma realidade em um futuro próximo. Recentemente, a marca lançou três novos personagens: um paleontólogo, um astrônomo e um químico — todos mulheres. Leia mais aqui
Stewart Lamb Cromar, que idealizou o projeto, em texto publicado na plataforma da Lego, o dedicou ao seu pai, já falecido, que comprou seu primeiro computador — e o fez entrar no universo da tecnologia. Ele também pede apoio dos fãs: “Se você gostou do projeto, por favor, tome alguns minutos e registre o seu apoio ao lado”.
Não sabe quem foi Ada Lovelace ou quer saber mais sobre a importância dela para o desenvolvimento da tecnologia? A Superinteressante destacou 7 coisas que você precisa saber sobre ela e o blogueiro Bobby Anazarian conta aqui no Brasil Post quais são os 9 fatos mais interessantes sobre ela.