Na esquina da Avenida Higienópolis com a Rua Albuquerque Lins, em São Paulo, ergue-se um imponente casarão de fachada branca, protegido por um grande portão de ferro e rodeado por árvores. É a Casa Higienópolis, também conhecida como Casarão Nhonhô Magalhães, uma mansão tombada, que receberá, de 8 a 11 de março, a Casa Clã.
O evento reunirá CLAUDIA, Boa Forma, Bebê.com e Elástica em uma série de experiências inspiradoras e debates dos temas mais relevantes para a igualdade de gênero na sociedade. As inscrições já estão abertas para o público – inscreva-se: dias 09, 10 e 11 de março.
Equilíbrio, saúde física e mental, carreira, bem-estar parental, luxo, calma, literatura e autoconhecimento são alguns dos temas que vão compor rodas de conversa, workshops e apresentações – tudo aberto ao público. Para encontros e experiências tão especiais, nada mais apropriado do que o casarão inspirado nos palacetes franceses do século 19, que fica em Higienópolis, bairro nobre no centro da capital paulista. Construído de 1927 a 1937, o imóvel foi aberto em agosto do ano passado após passar por uma reforma de R$ 15 milhões, custeada pelo Pátio Shopping Higienópolis, vizinho e atual proprietário do edifício.
A construção do que hoje é a Casa Higienópolis foi encomendada por Carlos Leôncio de Magalhães, conhecido como Nhonhô Magalhães, um barão do café. A intenção era que o casarão servisse de residência e espaço para grandes festas e saraus. No entanto, o aristocrata morreu antes da conclusão da obra, e sua mulher e seus filhos moraram lá até 1948, quando o imóvel foi vendido ao Governo de São Paulo.
O local passou a ter, então, diversos usos, chegando a ser sede da Secretaria de Segurança durante duas décadas, entre 1974 e 1994. Sua estrutura, porém, se manteve inalterada: o casarão tem cinco pavimentos distribuídos em 2.200 metros quadrados, com jardim, capela e teatro, e incorpora diferentes estilos arquitetônicos, desde o neoclássico ao art déco ou modernismo.
O Shopping Pátio Higienópolis comprou o imóvel em 2005, por R$ 19,5 milhões, por meio de um edital que determinava que parte do espaço fosse cedida para uso cultural, sem cobrança de ingressos, por pelo menos 20 anos.
Após a reforma de mais de uma década, a Casa Higienópolis mantém as principais estruturas originais, como a porta de estilo mourisco, os azulejos ingleses e alemães dos banheiros, o chão de madeira, os vitrais clássicos e art déco, os batentes de madeira entalhada e o anfiteatro com ares modernos. Ao luxo de outrora, somou-se a elegância contemporânea. Um dos acréscimos foi um bar com balcão de mármore e paredes revestidas com folhas que contêm ouro. O jardim ganhou um novo paisagismo, com pitangueiras, jabuticabeiras e outras espécies.
Um ambiente belo, sofisticado e acolhedor. Ideal para debater, compartilhar e vivenciar todas as potências do feminino na Casa Clã. Vem com a gente, te esperamos lá.
Casa Clã
A Casa Clã acontece de 8 a 11 de março na Casa Higienópolis, em São Paulo, e é uma iniciativa das nossas grandes vozes femininas da Editora Abril: Boa Forma, CLAUDIA, Bebê.com e Elástica, com patrocínio de MSD e Buscofem, e apoio de Kia, Intimissimi, Calzedonia, Sculptra, ANK Jewellery e LinkedIn.
As inscrições já estão abertas para o público – inscreva-se: dias 09, 10 e 11 de março. Para não perder, siga as redes sociais de CLAUDIA, Boa Forma, Bebê.com e Elástica.