Quais documentos são necessários para votar nas eleições 2018?
Mesmo se você perdeu ou não faz ideia de onde está seu título eleitoral, pode votar normalmente.
Com a chegada do primeiro turno das eleições 2018, no próximo domingo, dia 7 de outubro, é preciso estar atento a resposta de uma pergunta importante: quais documentos serão necessários na hora de votar?
A resposta é mais fácil do que se imagina: tenha em mãos um documento oficial com foto. De acordo com o site do TSE, pode ser a carteira de identidade (RG), o passaporte, a carteira de categoria profissional reconhecida por lei, o certificado de reservista, documento nacional de identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação (CNH).
Certidões de nascimento ou casamento não são aceitas, por não terem foto.
Posso votar sem o título de eleitor?
O título de eleitor não é obrigatório, mas é nele que estão registradas sua zona eleitoral e seção. Se você precisar consultar essas duas informações e não encontrar o título, pode descobrir qual a zona e seção eleitoral pela internet.
Outra opção é fazer o download do aplicativo e-Título (disponível na Apple Store e no Google Play Store), que nada mais é do que o título de eleitor online e que, inclusive, substitui o documento com foto, caso a biometria tenha sido feita. Fácil, né?
Além dos documentos oficiais, o TSE aconselha também a levar uma “cola” na hora de votar, ou seja, um papel com os números dos candidatos de sua preferência anotados. Tudo isso para que a votação seja mais prática e ninguém se perca no meio de tantos representantes e partidos concorrendo aos diferentes cargos eleitorais.
Além disso, vale lembrar mais uma vez: que todo documento oficial com foto valida a sua ida ao local de votação para fazer a sua parte como cidadão. Não deixe de ir!