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50 anos de novelas – Capítulo 1

Contigo! comemora com a revista meio século de vida e homenageia a teledramaturgia brasileira

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 11h08 - Publicado em 3 dez 2013, 21h00
Divulgação (/)
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A pioneira 2-5499 Ocupado, com Tarcísio Meira e Glória Menezes
Foto: Divulgação

Um ano após a inauguração da televisão no Brasil, em 1951, a TV Tupi colocou no ar Sua Vida Me Pertence, uma ficção seriada exibida duas vezes por semana. Aos poucos, o gênero foi conquistando espaço nas grades de programação até que, em 1963, a TV Excelsior estreou a primeira novela diária, 2-5499 Ocupado, de Dulce Santucci, baseada no texto de argentino Alberto Migré, com Tarcísio Meira, 77 anos, e Glória Menezes, 77, como protagonistas.

Conforme mais aparelhos de TV iam fazendo parte dos lares brasileiros, a telenovela ganhava mais público. As tramas de origem latino-americana, como O Direito de Nascer (TV Tupi, 1964), faziam sucesso, mas o gênero pedia uma reformulação, já que a audiência crescente cobrava uma maior identidade com as tramas levadas ao ar. Foi com essa percepção que o trio formado pelo autor Bráulio Pedroso, pelo diretor Lima Duarte, 82, e pelo ator Luís Gustavo, 79, e capitaneado pelo pioneiro da televisão brasileira, Cassiano Gabus Mendes, criou a novela Beto Rockfeller (TV Tupi, 1968), em que a história se aproximava da realidade nacional e os personagens eram “gente como a gente”.

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Esse caminho foi trilhado pelas produções que vieram a seguir, e duas autoras se destacaram com suas tramas: Ivani Ribeiro, na Tupi de São Paulo, e Janete Clair, na Globo do Rio de Janeiro. Ivani foi a responsável por sucessos como Mulheres de Areia (1973), A Viagem (1975) e O Profeta (1977), todas refeitas posteriormente na emissora carioca. Janete, em parceria com o diretor Daniel Filho, 76, foi uma das responsáveis pela criação do “padrão Globo de qualidade” com novelas como Véu de Noiva (1969), Irmãos Coragem (1970) e Selva de Pedra (1972), que teve o êxito de conquistar 100% de audiência em um de seus capítulos finais. Foi na década de 1970 que as novelas se consolidaram como líderes de audiência nas grades de programação, posto que ocupam até hoje.

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Luís Gustavo em Beto Rockfeller, que criou a identidade nacional e Lima Duarte e Regina Duarte em Roque Santeiro, sucesso após a censura
Foto:Divulgação

Na mesma época, sob o regime militar, as produções se tornaram alvos da censura vigente no país, e o caso mais notório foi Roque Santeiro, escrita em 1975 por Dias Gomes para ocupar o horário nobre da Globo e que acabou indo para a gaveta no dia de sua estreia por ordem do governo. Para substituí-la, a mulher de Dias, Janete Clair, escreveu às pressas Pecado Capital. Com o fim da censura, em 1985 Dias, em parceria com Aguinaldo Silva, 68, retomou Roque Santeiro, que foi ao ar e se tornou sucesso absoluto. Com temáticas abrangentes, elencos estelares, aprimoramento tecnológico e sempre de olho na identificação do público, o gênero segue se renovando e atraindo a audiência, como foi o caso recente de Avenida Brasil (Globo, 2012), que parou o país para ver o desfecho de Carminha (Adriana Esteves, 43). Os ídolos, as trilhas sonoras, as modas, tudo isso será abordado nas próximas edições em comemoração aos 50 anos da novela brasileira. Até lá.
 

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