Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Asia Argento: “Eu fui estuprada por Harvey Weinstein aqui em Cannes”

A atriz e cineasta italiana fez um discurso poderoso contra o produtor e disse que há mais abusadores para serem desmascarados.

Por Ligia Helena
Atualizado em 16 jan 2020, 13h55 - Publicado em 21 Maio 2018, 12h56
CANNES, FRANCE - MAY 19: Asia Argento raises her arm (L) as Jury member Ava DuVernay (R) watches on stage during the Closing Ceremony at the 71st annual Cannes Film Festival at Palais des Festivals on May 19, 2018 in Cannes, France. (Photo by Pascal Le Segretain/Getty Images) (Pascal Le Segretain/Getty Images)
Continua após publicidade

A atriz e cineasta italiana Asia Argento fez um discurso forte no Festival de Cannes contra o produtor Harvey Weinstein. Acusado por dezenas de mulheres de assédio e abuso sexual – entre elas as atrizes Uma Thurman e Gwyneth Paltrow -, Weinstein foi um dos mais poderosos produtores de cinema dos anos 1990 e 2000.

Depois que o escândalo sexual envolvendo o nome dele veio à tona, a produtora de que ele era dono declarou falência, e ele foi banido do Sindicato dos Atores e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar

No discurso, Asia disse: “Em 1997, eu fui estuprada por Harvey Weinstein aqui em Cannes. Eu tinha 21 anos de idade. Este festival era a sua área de caça. Quero fazer uma previsão: Harvey Weinstein nunca mais será bem-vindo aqui. Ele viverá em desgraça, isolado de uma comunidade cinematográfica que um dia o abraçou e acobertou seus crimes.”

Ela seguiu afirmando que ainda há pessoas no Festival de Cannes que precisam ser responsabilizados por más condutas com relação às mulheres:  “E mesmo nesta noite, sentados entre vocês, estão aqueles que ainda precisam ser responsabilizados por suas condutas contra mulheres, por comportamentos que não pertencem a esta indústria. Vocês sabem quem são. Mas ainda mais importante, nós sabemos quem vocês são. E não deixaremos vocês impunes por muito tempo.”

Continua após a publicidade

O discurso de Asia deixou o clima pesado em Cannes. De acordo com a atriz e cineasta, apenas o diretor Spike Lee a apoiou depois dela dar as declarações contundentes. No Twitter, entretanto, atrizes como Mira Sorvino e Rose McGowan a parabenizaram pela força e coragem.

As pessoas precisam entender a coragem envolvida no que ela fez. Falar a verdade nua e crua do estupro é incrivelmente difícil. Estar cercada dos mecanismos de cumplicidade que ajudaram a mentira a durar tanto tempo é brutal. Asia Argento é uma heroína. 

Continua após a publicidade

Eu te apoio, Asia!

https://twitter.com/AsiaArgento/status/998325270921826304

Eu definitivamente estou sentindo mais apoio de vocês todos aqui do que senti na noite passada (quando fez o discurso). Depois do discurso, a única pessoa que veio até mim, me parabenizou e falou palavras gentis foi Spike Lee. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.