As atrizes mais bem pagas do mundo ainda ganham menos que os homens
A lista anual de atores e atrizes mais bem pagos do mundo, feita pela Forbes, mostram grande desigualdade salarial na indústria cultural
A Forbes divulgou, no início deste mês, a lista das 10 atrizes mais bem pagas do mundo em 2020. Em agosto, a revista já havia divulgado o ranking masculino. Comparando as duas, o que chama mais atenção é que a indústria cultural também reproduz a desigualdade salarial existente no mercado de trabalho.
Segundo o M(Dados), núcleo de análise de grande volume de informações do jornal Metrópoles, unindo todas as atrizes mais ricas do mundo, elas ganham 46% menos do que os atores mais bem pagos.
No ranking geral, unindo homens e mulheres, o líder é Dwayne Johnson, com 87,5 milhões de dólares (cerca de 486,5 milhões de reais). Já Sofia Vergara, que lidera entre as mulheres, aparece atrás do 8º ator com a maior arrecadação do ano, com 43 milhões de dólares (cerca de 239 milhões de reais).
Ainda de acordo com a Forbes, as dez mulheres juntas receberam 291,5 milhões de dólares a menos que os dez homens juntos. Veja a lista completa abaixo:
- Dwayne Johnson (87,5 milhões de dólares);
- Ryan Reynolds (71,5 milhões de dólares);
- Mark Wahlberg (58 milhões de dólares);
- Ben Affleck (55 milhões de dólares);
- Vin Diesel (54 milhões de dólares);
- Akshay Kumar (48,5 milhões de dólares);
- Lin-Manuel Miranda (45,5 milhões de dólares);
- Will Smith (44,5 milhões de dólares);
- Sofia Vergara (43 milhões de dólares);
- Adam Sandler (41 milhões de dólares);
- Jackie Chan (40 milhões de dólares);
- Angelina Jolie (35,5 milhões de dólares);
- Gal Gadot (31,5 milhões de dólares);
- Melissa McCarthy (25 milhões de dólares);
- Meryl Streep (24 milhões de dólares);
- Emily Blunt (22,5 milhões de dólares);
- Nicole Kidman (22 milhões de dólares);
- Ellen Pompeo (19 milhões de dólares);
- Elisabeth Moss (16 milhões de dólares);
- Viola Davis (15,5 milhões de dólares).
A metodologia usada pela revista Forbes para fazer as estimativas de ganhos é baseada em dados da Nielsen, Box Office Mojo e IMDB, além de ComScore, no caso do ranking masculino. Também foram feitas entrevistas com especialistas do setor e os pagamentos de agentes, gerentes e advogados não foram deduzidos.
As plataformas de streaming, como Netflix, Hulu, HBO Max e Amazon Prime Video desenvolveram papéis importantes para o faturamento da maior parte dos atores (homens e mulheres). Elas foram responsáveis pelos salários de 14 dos 20 dos profissionais da lista da Forbes.
A desigualdade de gênero na indústria cultural não é uma novidade. Em 2018, por exemplo, a atriz Claire Foy, conhecida por ter interpretado a Rainha Elizabeth nas duas primeiras temporadas de The Crown, recebeu menos que Matt Smith, que interpretou o príncipe Philip. No mesmo ano, segundo o jornal USA Today, Mark Wahlberg teria ganhado 1.500 vezes mais do que Michelle Williams para as refilmagens de Todo o Dinheiro do Mundo.