Game of Thrones: tudo o que rolou no 1º episódio da 7ª temporada
Arya segue se vingando, e Sansa mostra o que aprendeu. Daenerys FINALMENTE volta pra casa. Ninguém vai ficar tricotando enquanto os homens lutam, não.
Se a sexta temporada de Game of Thrones foi bem Girl Power, tudo indica que a sétima vai na mesma toada. Estamos quase no fim da saga – afinal esse é o penúltimo ano em que teremos #dominGOTs – e todo mundo já percebeu que não dá para vencer batalhas, guerras e sentar tranquilo no Trono de Ferro sem ter as mulheres lutando lado a lado com os homens.
Se alguém ainda duvida, bem, vem com a gente relembrar o que aconteceu no primeiro episódio da sétima temporada de Game of Thrones.
As Gêmeas
Antes do episódio começar de fato, a HBO fez o favor de mostrar um resuminho de tudo o que rolou para chegarmos até aqui. Mostrou inclusive a gloriosa cena em que Arya Stark, sorrindo, mata Walder Frey.
Qual não foi nossa surpresa, portanto, ao encontrar Walder Frey bem vivo, em um banquete com seus guerreiros? Flashback? Pesadelo? Nada disso: apenas nossa heroína Arya Stark anotando mais algumas dezenas de nomes na listinha da vingança. Disfarçada de Walder Frey, ela envenena quase todo mundo – faz questão de deixar uma testemunha viva para contar a história: “Quando perguntarem o que aconteceu, diga que o Norte se lembra. Diga que o inverno chegou para a Casa Frey”.
Muralha
A gente sabe que o inverno não chega impunemente. A cena do exército de White Walkers avançando rumo ao sul dá um baita medo! Ainda mais agora que eles têm mais “gente” e até gigantes para lutarem com eles. Quando Bran Stark e Meera batem na porta da Muralha, então, a gente só queria que a Patrulha da Noite os abrigassem, logo.
E assim foi. Quanto tempo vai levar para que todos os Stark se reúnam? Bran, como o corvo de três olhos, seria muito útil para defender o norte. Estamos torcendo por isso. Até porque essa história toda do Bran está precisando de mais ação, hum?
Winterfell
Vocês ainda abrem um sorrisinho quando lembram que os Stark estão de volta a Winterfell? Mas nada é garantido no jogo dos tronos, e o norte precisa se reorganizar se quiser vencer os White Walkers e ter a soberania de Westeros.
E é em Winterfell que está uma das nossas queridinhas: a maravilhosa Lyanna Mormont da Ilha dos Ursos. Quando o agora Rei Jon Snow fala que as mulheres serão indispensáveis na luta pelo norte, a pequena ursinha não decepciona: “Não pretendo ficar tricotando enquanto homens lutam por mim”. GRL PWR!
Enquanto isso, a nova realeza debate. Sansa e Jon discordam das estratégias para defender o norte. O conselho de Sansa? Que Jon seja mais esperto que Ned e Robb Stark, tão justos e tão mortos. Sansa mostra que aprendeu bastante durante o tempo em que sofreu na mão de todo mundo de Westeros e região. Mas mostra especial admiração pela ex-sogra Cersei. Talvez ela tenha absorvido um pouco da esperteza, mas também da crueldade da mãe de Joffrey. De qualquer forma, ela deixou o recado: escuta a mina, Jon Snow! Seria tão horrível?
Porto Real
Cersei mal cremou o filho caçula, Tommen, e já está pronta para outra. Quem não queria ter um mapa daqueles pintado no chão, prontinho para ser conquistado, território a território? Aparentemente Cersei é a mulher mais bem informada dos sete reinos: sabe exatamente tudo o que está se passando em terra, mar e ar, e convoca o irmão e amante Jaime Lannister para enfrentar os inimigos todos.
Mas como enfrentar os inimigos sozinha, sem aliados? É aí que, para surpresa de Jaime, chega a Porto Real uma esquadra imensa dos Greyjoy, comandada pelo autoproclamado Rei Euron. O que Euron quer em troca do apoio? Um casamento com Cersei, que está bem sentadinha no Trono de Ferro. Mas Jaime lembra que eles não são confiáveis. Cersei, então, recusa a proposta – mas sabemos que essa decisão é temporária. Afinal de contas os Lannister estão sozinhos, e se tem uma coisa que Cersei não é, essa coisa é boba.
Cidadela
Enquanto isso, na Cidadela, Samwell Tarly nos lembra que, do mesmo jeito que não dá para lutar sem as mulheres, talvez não dê para vencer sem contar com uma ajudinha nerd.
A gente teve que ver longos minutos de Sam fazendo as coisas mais básicas – como servir comida – e nojentas – como limpar latrinas – para alguns segundos de uma descoberta fascinante: o mapa para um depósito de muito, muito vidro de dragão: justamente o que Jon Snow mais precisa para enfrentar os White Walkers. Agora é hora de mandar um corvo para o Norte, Sam! Corre!
Floresta
Eita, olha lá, é o Ed Sheeran no meio da floresta. A gente já sabia que ele ia participar de Game of Thrones nessa temporada, mas não sabia que ele ia cantar e ter até falas.
A cena só valeu para a gente ver que ninguém leva Arya a sério quando ela diz que está indo para Porto Real matar a rainha. E talvez esse seja o maior trunfo dela: quem diria que atrás daquele rostinho infantil mora uma das maiores assassinas de Westeros e região?
Irmandade sem Bandeiras
O grupo liderado por Beric Dondarrion, e que agora conta com Sandor “Cão de Caça” Clegane entre seus membros, se abriga do frio em uma casa abandonada. Os antigos moradores estão lá dentro, mortos – e o Cão de Caça sabe quem eles são: pai e filha que certa vez deram abrigo e comida para ele e Arya.
Tocado pela morte trágica da dupla, ele começa a questionar a fé no Senhor da Luz de Beric e Thoros de Myr – por que eles ganham a chance de ressuscitar, se são pessoas ruins, e pessoas boas não têm essa chance? Beric vê uma boa oportunidade para apresentar a fé para o Cão, e pede que ele diga o que vê nas chamas da lareira. Ele vê a muralha de gelo e um castelo onde a muralha encontra o mar. E lá, milhares de mortos passando. MEDO.
Pedra do Dragão
A gente estava esperando por isso há SEIS TEMPORADAS! Finalmente Daenerys e sua entourage (a saber: Tyrion Lannister, Lorde Varys, Missandei, Verme Cinzento, e os três dragõezinhos Drogon, Rhaegal e Viserion, além de muitos, muitos guerreiros) chegam à Pedra do Dragão.
E foi bonito de ver, hein? Sem dizer uma palavra, a Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Quebradora de Correntes, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki e Primeira de Seu Nome entra no castelo, arranca a bandeira com o brasão dos Baratheon, passa pela sala do trono e chega na Câmara da Mesa Pintada.
Se você não lembra, a gente refresca sua memória. Era na Câmara da Mesa Pintada que Stannis Baratheon fez planos para conquistar tudo – e não deu muito certo. A mesa é uma imenso mapa de Westeros, perfeito para planejar ataques e batalhas. E a Câmara tem vista para todos os lados, em uma posição estratégica para quem quer confusão.
Então, Daenerys finalmente fala para Tyrion: “Vamos começar?”
YAS, QUEEN! Mal podemos esperar pelo domingo que vem.