Marjorie Estiano foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, do Emmy Internacional, maior premiação de televisão do mundo, por sua atuação na série Sob Pressão, da TV Globo. A nomeação dos indicados foi realizada nesta quinta-feira (19). A cerimônia acontecerá em 25 de novembro, em Nova York, nos Estados Unidos.
A atriz, que interpretou a médica Carolina, está entre as finalistas por seu trabalho na segunda temporada da trama. Em entrevista concedida a CLAUDIA, Marjorie contou como foi a sua preparação para viver a personagem:
Não perca o que está bombando nas redes sociais
“O meu processo de construção das personagens é o resultado de uma composição de vários elementos. Tem algo comum e também as particularidades de cada processo, de acordo com cada personagem e obra”, explica. “Uma pesquisa voltada para os pontos essenciais, no caso da Carolina, inclui a profissão, como encara a profissão, os conflitos, desejos, história familiar, entre vários pontos que formam a maneira com que a personagem vê e se coloca no mundo”, conclui.
Marjorie revelou também que Sob Pressão a inspirou a ter uma nova perspectiva sobre a vida. “Sei que inspirações têm um ciclo e é natural que a demanda da rotina acabe burocratizando um pouco esse olhar. É um trabalho meu não deixar isso acontecer, ou resgatar a motivação sempre que preciso”, comenta.
“Sob Pressão foi me mostrando que qualquer hora é hora e que isso não precisa ser idealizado. A gente não tem clareza sobre o efeito que um gesto pode ter na vida daquela pessoa naquele momento. Podemos oferecer algo muito simples para alguém em qualquer situação. É de fato uma sugestão de uma perspectiva, de um olhar mais participativo que pode ser integrado a nós e carregado para qualquer momento”, reflete.
Aclamação do público
O episódio que foi ao ar no dia 26 de junho deste ano recebeu uma onda de críticas positivas pela atuação de Marjorie. A personagem Carolina ficou no meio do fogo cruzado entre policiais e traficantes em pleno hospital público. Grávida, ela tentava encontrar um plasma sanguíneo para salvar um homem ferido, mas acabou se chocando contra uma maca.
A cena, que foi supercomentada nas redes, impressionou pelo longo plano sequência e a sucessão de acontecimentos tensos vivenciados pela sua personagem. Marjorie compartilhou como foi a gravação do episódio.
“Estávamos nervosos, excitados. (…) Ao mesmo tempo, foi muito especial porque ficamos em um estado de maior conexão com o todo. A sintonia foi fundamental, quando finalizávamos cada plano era uma comoção grande.”
A atriz não se omitiu sobre a crítica que a série faz em relação aos problemas sociais do país e acredita que é por conta disso que o público recepcionou tão bem seu trabalho.
“Sob Pressão se passa no Rio de Janeiro, mas poderia ser em qualquer lugar do Brasil. A série mostra a falta de tudo o que o Estado tem por obrigação administrar e oferecer ao cidadão, na educação, na segurança, na economia e etc.”, opina. “E acho que a identificação do público vem por esse caminho também, do espectador se reconhecer personagem, e se perceber visto. Por mais que o que se mostre seja terrível, traz acolhimento”, finaliza.
Nomeações brasileiras
Além de Marjorie Estiano, outros brasileiros e produções nacionais foram indicados ao Emmy. Veja abaixo:
- Raphael Logam, da série Impuros, da Fox – Categoria: Melhor Ator;
- Ópera Aberta – Os Pescadores de Pérolas, da HBO – Categoria: Programa de Arte;
- Especial de Natal Porta dos Fundos – Categoria: Comédia;
- 1 Contra Todos, da Fox – Categoria: Série Dramática;
- Hack the City, do National Geographic – Categoria: Série Curta.