
O diretor Alexandre Avancini durante gravação da novela
Foto: Rafael Campos
Não há dúvida de que o escritor Tiago Santiago está fazendo uma revolução na teledramaturgia ao criar uma trama de sucesso, cuja maioria dos personagens é mutante. Em Caminhos do Coração, da Record, lobisomens, vampiros, seres alados, mitológicos e com poderes sobrenaturais dão o tom na história, que tem agradado muita gente. Sobretudo a galerinha teen. É, a polêmica está no ar. Uns acham os mutantes um exagero, outros amam. Mas uma coisa está além da discussão: a tecnologia e o trabalho da equipe técnica que produz os efeitos especiais da novela. Quer saber como tudo funciona? tititi mergulhou nos bastidores de Caminhos e revela como se “fabrica” um mutante da pesada.
Gozações inevitáveis
Minutos antes da gravação e só se ouve um divertido “me cura!” – é o que pede o coordenador de estúdio da Record, Cação Rodrigues, estendendo o braço para a atriz mirim Shaila Arceni, 9 anos. Na trama a gatinha vive a mutante Clara, que tem poder de cura. Diante da piada do colega, a garotinha ri e explica que já se acostumou. “Na escola todo mundo brinca assim comigo. Não me incomoda não. Eu também queria ter esse poder. Ah, eu ia curar tanta gente doente…”, sonha Shaila.
O experiente e conceituado ator Perfeito Fortuna admite que andou preocupado com a imagem quando leu nos capítulos que seu personagem, o circense Pepe, viraria lobisomem. “Fiquei imaginando o que as pessoas iriam pensar ao me ver pagando esse mico”, confirma, dando boas risadas. Só que o público adorou a metamorfose e o artista, mais ainda. “Recentemente descobri que o Pepe deixará de ser lobisomem… Sabe que fiquei triste? Vi que gosto de fazer tipos diferentes. Nunca me imaginei interpretando um lobisomem e esse é um tremendo exercício para um ator. O Tiago (Santiago, autor) fez uma revolução na teledramaturgia que estava muito igual”, acredita Perfeito.
Clima nos estúdios
As brincadeiras cessam quando atores e equipe técnica cruzam a porta de acesso aos estúdios. Ali todo mundo trabalha muito concentrado. A coordenadora de produção Mariana Mandarino confirma que, quando os mutantes estão em cena, o trabalho é maior, devido aos efeitos especiais. A segurança também é redobrada nessas seqüências. Para as cenas de Tatiana, que move objetos e pessoas com a força do pensamento, os mimos todos vão para a atriz Letícia Medina. Para ajudá-la a realizar as façanhas, a equipe da Só Ação Dublê de Jorge Só está sempre preparada. É ela que monta e desmonta o equipamento que inclui potentes cabos de aço, utilizado nas levitações. A segurança é tamanha que, nos intervalos, os atores se divertem subindo e descendo dos cabos.