Rafael Cardoso aposta na reciclagem para mudar a realidade de crianças do Jardim Gramacho
Chocado com o desamparo em que vivem as famílias do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, o ator Rafael Cardoso aposta na reciclagem de materiais para mudar essa triste realidade.
Ainda durante as gravações de sua última novela global, Além do Tempo, que terminaram em janeiro deste ano, Rafael Cardoso já estava envolvido em um novo projeto. Mas, dessa vez, bem longe das câmeras. O ator se comoveu com a situação das famílias – especialmente as crianças – que vivem em condições precárias no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O local abrigava, até quatro anos atrás, o maior aterro sanitário da América Latina.
Juntamente com alguns amigos, Rafael passou a se engajar em projetos que visam melhorar a situação das pessoas que vivem por lá. “Queremos levar um pouco de sentimento àquele lugar. As famílias são, e sempre foram, muito exploradas no Jardim Gramacho. Sou pai e sei o quanto o amor e o cuidado são importantes para que as crianças cresçam alegres e seguras. É muito chocante vê-las brincando, caminhando e vivendo o tempo todo em meio a tanto lixo, baratas e restos de alimento”, diz.
Foi a convite da atriz Karina Duarte, uma das idealizadoras da ONG A Arte Salva, que Rafael visitou o local pela primeira vez, quando participou das aulas de pintura. No fim do ano passado, ele também doou árvores de Natal para que a data fosse comemorada. “Não adianta a gente falar que deseja um mundo melhor se não fizermos a nossa parte para que a transformação aconteça. Se cada um tentar mudar um pouquinho, fizer o que está a seu alcance, a mudança acaba acontecendo.”
Seu envolvimento na ajuda ao Jardim Gramacho foi tão grande que ele decidiu se unir a outro amigo, o também ator Ítalo Guerra, para fundar uma nova ONG, a Recicla Amor, que pretende promover a reciclagem de materiais em oficinas oferecidas a crianças e jovens. O galpão onde as atividades serão realizadas já foi erguido e o primeiro passo será oferecer palestras de conscientização às famílias. “A realidade de todos os habitantes do local é o lixo, então, nossa ideia é ensinar a fazer arte com todo esse lixo que os cerca. Por isso, ficamos parceiros da Karina e da ONG dela. Todos nós queremos temos o mesmo objetivo.”
Com o nascimento de sua primeira filha, Aurora, de 1 ano e meio e fruto do casamento com Mariana Bridi, o ator se tornou ainda mais sensível à causa infantil e quer levar um pouco do carinho que cerca sua filha para quem precisa. “Vejo pelos olhos das crianças que o amor delas é genuíno. Por causa do meio e da falta de oportunidades, isso pode acabar se perdendo. No Natal, perguntamos a um menino o que ele queria de presente e ele pediu um fuzil. Perguntei por que ele desejava a arma e ele me respondeu que dessa forma teria dinheiro para comprar o que quisesse. Dei uma bola para ele e expliquei que aquilo era mais divertido, que ele tinha que brincar. Por fatos como esse é que precisamos abrir os olhos e compartilhar o bem. Temos que ensinar as coisas certas a essas crianças para que no futuro elas possam ensinar também.”