Última vez em alta nos anos 80, o modelo soltinho das calças clochard volta com tudo e é uma promessa para a temporada primavera/verão. Diversas artistas já aderiram à essa moda aqui no Brasil e lá fora também.
Para consultoras, a peça clássica é importantíssima no guarda-roupa, podendo ser até uma peça coringa de vez em quando. O modelo pode ser encontrado comprido, mais curto e até em formato de shorts.
Antigamente, a peça era chamada de “calça cenoura”. Seu formato era mais despojado, com um corte mais reto e era acinturada apenas pelo cintinho (que pode ser, ou não, do tecido da calça).
Leia mais: A hora é agora: três inspirações para usar relógios
Agora, reinventada, é chamada de clochard (tradução de “mendigo” em francês). Ela está mais modelada, com a cintura marcada pelo corte e, em alguns casos, conta com pregas e babados abaixo do amarrilho.
Segundo dito pela consultora de moda Marci Marciano à Folha, as calças fazem referência às usadas pelos sem-teto. Elas são largas e amarradas na cintura com um barbante, para que não caiam.
Em diversos modelos, cores e tecidos, a calça com o corte mais leve e fresquinho pode acompanhar camisetas, croppeds, boddys e até moletons. Nos pés, podem vir com sandálias abertas, tênis ou até sapatinhos mais fechados. É uma peça muito versátil e de fácil composição.
Leia mais: Inspire-se nos visuais de grávida das famosas
Confira algumas artistas usando a tendência para se inspirar:
https://www.instagram.com/p/Bm1iTnsnXlp/?taken-by=gilancellotti
Veja mais: O que está em alta na primavera-verão plus size
Siga CLAUDIA no Instagram