As texturas florais de Ronaldo Silvestre
Em uma coleção que exalta as cores e as estampas brasileiras,volumes e camadas marcam a temporada da marca
Flores, camadas e muito movimento. Em uma mistura brasileira de texturas e florais, a coleção “É Sobre o Brasil”, de Ronaldo Silvestre, coloriu as passarelas na tarde desta sexta-feira (10), no terceiro dia de SPFW.
Desenvolvendo um trabalho técnico de camadas e comprimentos em saias e vestidos volumosos, o estilista mineiro imprimiu nesta temporada sua vasta experiência em utilizar bem as técnicas de estrutura, com uma vibrante cartela típica de cores brasileiras, como o amarelo, o verde, o azul, todas inspirada em Carmem Miranda.
Fazendo bom uso de materiais obsoletos e ressignificando a idealização de conceito brasileiro, a coleção também foi desenvolvida com a participação de 60 mulheres integrantes da ONG fundada pelo próprio estilista, a ITI – Igualdade, Transformação e Inovação Social, que há 14 anos difunde o empreendedorismo feminino e a capacitação profissional na moda.
“Falar sobre a coleção ‘É sobre o Brasil’ é abrir uma discussão sobre um país que tem fé. Assim como eu, que fui um jovem que tinha fé em fazer moda e que não tinha grana para estudar e muito menos para conseguir matéria-prima. A máquina de costura é a ferramenta que me possibilita realizar trabalhos bacanas, mas é através dela que consigo levar dignidade também para mais de 120 mulheres”, conta Silvestre.
Com um styling que elevou a extravagância das camadas, cores e dos macramês, a coleção de primavera/verão também se destacou pela beleza assinada por Ricardo dos Anjos, com o apoio dos maquiadores Dennis Dal Bello e Tamires Ramos, potencializando o amarelo simbólico brasileiro nas sobrancelhas metalizadas, semelhantes ao ouro reluzente.
Com tantas vibrações de cores brasileiras, a marca deixou um registro exemplar sobre o que é o Brasil aos olhos da moda nesta edição de SPFW, engrandecendo um mesmo país que precisa acreditar em suas potências costureiras que seguem pelo país afora, basta olhar com atenção aos seus detalhes e suas múltiplas camadas.