Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Conheça e entenda o tema do Met Gala 2019: ‘Camp’

Neste ano os looks das famosas prometem ser BEM extravagantes. Vem entender melhor o conceito do Baile do Met de 2019.

Por Ketlyn Araujo
Atualizado em 15 jan 2020, 20h01 - Publicado em 17 abr 2019, 18h53
NEW YORK, NY - MAY 07: Recording artist Rihanna attends the Heavenly Bodies: Fashion & The Catholic Imagination Costume Institute Gala at The Metropolitan Museum of Art on May 7, 2018 in New York City. (Photo by Noam Galai/Getty Images for New York Magazine) (Noam Galai/Getty Images)
Continua após publicidade

Todos os anos, na primeira segunda-feira do mês de maio, o mundo da moda se volta completamente para o Met Gala, ou Baile do Met, evento dos mais exclusivos que acontece no Metropolitan Museum Of Art, em Nova York, e reúne designers estrelados, personalidades icônicas do universo fashion e uma infinidade de celebridades.

O objetivo do Baile, além de levantar fundos para o departamento de moda do Metropolitan, é também marcar a inauguração da exposição temática que será exibida dentro do museu naquele ano. O dress code do evento, inclusive, corresponde ao mote da mostra, e os convidados têm a opção de segui-lo à risca ou não.

E, se em 2018 o Met Gala trouxe o tema “Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination” (algo como “Corpos Celestiais: Moda e a Imaginação Católica”, em português), mostrando a ligação entre moda e as imagens adotadas pela Igreja Católica ao longo dos séculos, o Baile do Met de 2019, que rola em 06 de maio, não vai ter nada a ver com religião.

Leia Mais: Qualquer outro look do Met Gala 2018 é irrelevante perto do da Rihanna

Qual o tema do Baile do Met 2019?

Baseado no ensaio “Notes On Camp”, publicado pela escritora e crítica de arte Susan Sontag em 1964 com o objetivo de analisar e descrever o comportamento e a cultura da sociedade naquela época, desta vez a temática é a chamada estética “Camp”, expressão americana sem significado exato, usada pela autora para tentar definir o amor por tudo aquilo que é extravagante, exagerado, não-natural. O termo, por incrível que pareça, faz sentido até hoje.

met_gala_2019
Peças desfiladas na coleção de Verão 2016 da grife Marc Jacobs, que fazem parte da exposição ‘Camp: Notes on Fashion’ (Marc Jacobs/Divulgação)
Continua após a publicidade

Na moda, o camp gira em torno de looks propositalmente irônicos, engraçados, fantasiosos, teatrais – e, vez ou outra, até considerados cafonas. A exposição “Camp: Notes on Fashion”, que estará aberta ao público de 09 de maio a 08 de setembro deste ano, segundo o curador-chefe do Instituto de Moda do MET Andrew Bolton, vai abrigar cerca de 200 itens de arte e moda, datados do século 17 aos dias atuais, que obedecem ao conceito “Camp”.

Press event for The Costume Institute’s spring 2019 exhibition “Camp: Notes on Fashion”
Mais algumas das peças que ficam expostas na mostra realizada pelo MET (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

Entre eles, estão peças de vestuário e acessórios, pinturas, esculturas e desenhos de designers renomados como Alexander McQueen, Rei Kawakubo, Karl Lagerfeld e o queridinho da atualidade, Virgil Abloh, diretor criativo do masculino da Louis Vuitton.

Continua após a publicidade

Anna Wintour, editora-chefe da Vogue norte-americana e presidente do evento, disse em uma coletiva de imprensa realizada em fevereiro passado que o conteúdo da mostra envolve de trajes da época do Rei Luís XIV da França (conhecido como Rei Sol) a figurinos usados por drag queens contemporâneas.

Press event for The Costume Institute’s spring 2019 exhibition “Camp: Notes on Fashion”
O irônico vestido de tule “Menos é Mais”, desfilado pela Viktor & Rolf em janeiro deste ano, é um bom exemplo da estética “Camp”, e uma das peças a serem exibidas na exposição deste ano (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

Quais os famosos que irão ao Met Gala neste ano

Quanto às personalidades confirmadas para brilhar no red carpet do evento, que promete ser um escândalo, destacam-se os nomes de Lady Gaga, Harry Styles, Serena Williams e Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, que neste ano surgem como anfitriões do Met Gala. A Gucci, a propósito, é uma das marcas patrocinadoras do Baile de 2019 – ou seja, vai ter famoso usando lookinho da grife até dizer chega.

Continua após a publicidade

No rol das celebridades que já confirmaram presença, estão ainda Chadwick Boseman, Katy Perry, Priyanka Chopra e Nick Jonas, Blake Lively e Ryan Reynolds, Bradley Cooper, Lena Waithe, Lupita Nyong’o, Jennifer Lopez e Alex Rodriguez (só para citar alguns). Rihanna, que costuma ser campeã de looks bafônicos para o Met Gala, é outra celeb aguardada, assim como as mulheres do clã Kardashian-Jenner.

Entre os estilistas esperados para dar as caras no dia do Baile, alguns exemplos são Donatella Versace, Miuccia Prada, Clare Waight Keller, Pierpaolo Piccioli e Tom Ford.

Estamos animadas!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.