Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

SPFW 56: Conheça mais sobre as marcas estreantes

Entrevistamos Mayari Jubini, da Artemisi, e João Maraschin, que tem sua marca homônima

Por Raíssa Basílio
Atualizado em 1 nov 2023, 17h36 - Publicado em 29 out 2023, 08h41
Conheça as 5 marcas que estreiam na SPFW56
Demi Lovato veste Artemisi (@angelokritikos/Instagram)
Continua após publicidade

Depois das semanas de moda internacionais, é a vez dos estilistas brasileiros dominarem o cenário fashion. A São Paulo Fashion Week começa em 8 de novembro e vai até o dia 12, com 38 marcas apresentando suas coleções de primavera/verão 2024. Nesta edição, temos 5 estreias: Artemisi, João Maraschin, HIST, SAU e Mateus Cardoso. Vamos conhecer mais sobre elas?

Artemisi

Conheça as 5 marcas que estreiam na SPFW56
Demi Lovato veste Artemisi (@angelokritikos/Instagram)

O encontro do cyberpunk com a estética futurista consegue sintetizar um pouco da marca criada pela estilista Mayari Jubini. Queridinha das famosas, como Demi Lovato, Anitta, Luísa Sonza e Julia Fox, a Artemisi já é uma marca conhecida antes mesmo de sua estreia na SPFW.

“É muito significativo vermos o quanto conseguimos consolidar nosso estilo. O que eu expresso nos looks tem muito a ver com minhas referências pessoais de arte também, como o cinema, por exemplo”, conta Jubini.

As peças trazem inspirações de clássicos do sci-fi, como Metrópolis, de Fritz Lang, e 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Kubrick.

Artemisi-marca-estreia-spfw-56-2
Top 3D da Artemisi (@artemisigallery/Instagram)

“Vejo o Brasil como uma grande potência para a moda. A prova disso foi quando clientes de fora do país descobriram minhas peças e, mesmo com toda a logística difícil, faziam muita questão de ter meus looks”, conta a designer.

Continua após a publicidade

“Muitas vezes, não valorizamos o que tem no Brasil, sendo que aqui tem muita coisa incrível e, além disso, um trabalho único vale muito independentemente do lugar onde esteja”, ressalta Mayari.

“A Artemisi dialoga com o que está além do tempo, sempre com uma visão própria de futuro. A nossa estética tem muita personalidade, atitude e tecnologia”, explica a estilista.

Para a SPFW, Mayari Jubini adianta que podemos esperar uma coleção que traduz o DNA da marca. “Minha estreia na SPFW mostrará como a arte pode se fundir à peça de roupa, a tornando a própria arte.

Artemisi-marca-estreia-spfw-56
Luísa Sonza veste Artemisi (@artemisigallery/Instagram)

João Maraschin

João Maraschin: Marcas de estreia da SPFW 56
João Maraschin: Marcas de estreia da SPFW 56 (@joaomaraschin/Instagram)
Continua após a publicidade

João Maraschin, estilista gaúcho baseado em Londres, lançou sua marca em 2020 e fez sua estreia na Semana de Moda de Londres. Suas peças incorporam técnicas artesanais com foco na sustentabilidade.

Ele já trabalhou com Alexander McQueen e Gucci e tem renome internacional. João se prepara para conquistar o mercado brasileiro.

João Maraschin: Marcas de estreia da SPFW 56
João Maraschin: Marcas de estreia da SPFW 56 (@joaomaraschin/Instagram)

“Estou animado com minha primeira participação no São Paulo Fashion Week, especialmente por se tratar do meu país de origem, o que sempre confere um toque especial”, conta o designer.

A coleção que será apresentada deve introduzir materiais inovadores e um elenco diversificado que promove a inclusão de diferentes corpos e idades. 

Continua após a publicidade

“Nosso foco está na utilização de materiais nobres de origem nacional, e também o contínuo trabalho de buscar inovações no mercado, como o fio REPREVE®, da empresa Unifi, produzido a partir de garrafas plásticas recicladas que está presente em uma linha de básicos de luxo”, conta.

João compartilha que a influência da cultura brasileira sempre foi fundamental para a marca, mesmo com sede em Londres. Algo que não se limita a elementos culturais específicos, mas abraça a riqueza e diversidade do Brasil.

A nova coleção vai refletir a identidade plural através de tecidos e técnicas artesanais, simbolizando colaboração e diversidade. 

joao-maraschin-marcas-estreia-spfw-56-2
João Maraschin: Marcas de estreia da SPFW 56 (@joaomaraschin/Instagram)

Após a estreia na SPFW, o designer conta que será possível encontrar as roupas na Shop2gether e na Pinga. “Nossos planos incluem a expansão da distribuição no Brasil e o estabelecimento de uma presença mais sólida, com parte de nossa equipe localizada no país a partir de novembro”, completa ele.

Continua após a publicidade

HIST

HIST: Marcas de estreia da SPFW 56
HIST: Marcas de estreia da SPFW 56 (@hist_______/Instagram)

A HIST combina streetwear com alfaiataria e enfatiza o uso de materiais alternativos para apoiar a produção nacional e sustentabilidade. A fundadora, Giuliana Braide, tem uma abordagem voltada para pesquisa e tendências na moda.

Ela nasceu em Fortaleza, estudou moda em Nova York e, após concluir sua formação, retornou ao Brasil para fundar a HIST, inspirada pela influência nova-iorquina e crença no potencial da moda como uma forma de expressão.

hist-2-marcas-estreia-spfw-56-2
HIST: Marcas de estreia da SPFW 56 (@hist_______/Instagram)

SAU

SAU: Marcas de estreia da SPFW 56
SAU: Marcas de estreia da SPFW 56 (@sau.swim/Instagram)
Continua após a publicidade

Criada por Yasmim Nobre e Marina Bitu (que já tem sua label autoral), a marca foi fundada em 2020 com o objetivo de conectar mulheres ao oceano. Com a preocupação em proporcionar design e funcionalidade para mulheres que desfrutam do mar, incluindo atividades como natação e surf.

A SAU tem um forte compromisso com a responsabilidade social e ambiental, apoiando projetos sociais nas áreas costeiras e a promoção do desenvolvimento socioeconômico na cadeia de produção.

SAU:
SAU: Marcas de estreia da SPFW 56 (@sau.swim/Instagram)

Mateus Cardoso

Mateus Cardoso: Marcas de estreia da SPFW 56
Mateus Cardoso: Marcas de estreia da SPFW 56 (@__mateuscardoso__/Instagram)

O mineiro Mateus Cardoso é apaixonado pela arte de costurar e foi em busca de aprender alfaiataria tradicional. Sua paixão está na técnica, materiais e na construção das roupas.

Após vencer um concurso e desfilar uma coleção na Casa de Criadores, Mateus, que tinha um ateliê onde fazia peças sob medida, ganhou visibilidade e começou a receber pedidos de compra. O aumento de clientes foi o que o motivou a criar sua própria marca. Agora, ele se prepara para estreia na SPFW.

Mateus-Cardoso-marca-estreia-spfw-56
Mateus Cardoso: Marcas de estreia da SPFW 56 (@__mateuscardoso__/Instagram)

A SPFWN56 marca o encerramento da SPFW+ Origens/Ressignificar, que teve início em maio deste ano.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.