Participamos de um curso oferecido pela Dpaschoal de mecânica para mulheres e coletamos algumas informações que você precisa saber para manter a segurança do seu automóvel.
Quando trocar os pneus?
Por lei, pneus com sulco de 1,6 mm já são considerados “carecas”. Checagens regulares ajudam a manter a segurança do veículo e evitam problemas como apreensão, situação irregular e gastos desnecessários com multas.
Sempre os mantenha calibrado. Essa prática evita o impacto entre o pneu e a roda. Descubra agora as vantagens de ter pneus em boas condições:
– Menor risco de estourar;
– Mais estabilidade em pistas molhadas;
– Menos sujeito à derrapagem;
– Mais segurança nas freadas.
Escolha o produto certo
– Reponha os pneus por outros de mesma medida, ou da medida opcional recomendada pelo fabricante do automóvel;
– Evite pneus de tamanhos ou construções diferente do mesmo veículo;
– Observe se o desenho da banda de rodagem é compatível com o tipo de solo utilizado (ex.: asfalto ou terra).
– Alguns pneus possuem indicadores de desgaste. É um sinal que, quando ele está gasto, aparece colorido e em alto relevo.
Quando balancear as rodas?
O balanceamento “equilibra” o conjunto roda/pneu, com a aplicação de pequenos contrapesos fixados na roda.
Faça-os sempre que:
– Trocar os pneus;
– A cada 10.000 km;
– Ao primeiro sinal de vibração que você sentir no carro;
– Quando sentir o veículo puxando para um dos lados;
– Falta de estabilidade.
Quando checar o freio?
A finalidade do sistema de freio é garantir a parada do veículo em condição normal ou emergencial. Também atua na imobilização do veículo quando está estacionado. Faça uma revisão a cada 5.000 km ou em um período de 1 ano.
Indícios de problemas no freio:
– Assovio quando o freio é acionado;
– Vazamento de fluídos* nos cilindros;
– Luzes internas de advertência acesas;
– Trepidação no volante quando acionado o freio;
– Veículo puxa para um dos lados quando acionado o freio.
* Por que trocar o fluido para freio?
Ele deve ser trocado com o tempo porque absorve água, causando a redução do ponto de ebulição e, consequentemente, a eficácia da frenagem.
Outra dica para mantê-los em ordem é nunca lavar o carro com ele quente. Isso pode empenar os freios e causar trepidação.
Como saber que a bateria está ruim?
A bateria é um elemento essencial para o armazenamento da energia necessária para o arranque do moto e o funcionamento das luzes e de outros equipamentos elétricos quando o veículo está desligado.
Mantenha sua bateria em ordem:
– Verifique se existe oxidação nos polos, ou seja, se apresenta algum líquido ferrugem dentro do capô;
– Certifique-se de que a bateria esteja bem fixada, examinando o suporte e os cabos;
– Compre uma bateria com o selo do Imetro. Esta é uma nova lei que prova a carga do aparelho.
Cheque quando:
– Na hora da partida, ela acende as luzes e depois apaga, obrigando você a repetir este procedimento;
– Quando tem água saindo e pingando da bateria.
Especialistas afirmam que se o carro passar mais de 20 dias parado, pode precisar de carga elétrica. Ou seja, procure ligar o veículo regularmente.
Quando trocar os filtros?
Todo veículo possui filtros de ar e óleo.
Ar
O ar que respiramos é repleto de impurezas. No interior do veículo essas substâncias chegam a atingir uma concentração até seis vezes maior que no ambiente externo, podendo ocasionar reações alérgicas, asma e dores de cabeça. Portanto, a troca periódica é indispensável à boa saúde dos passageiros.
Quando trocar?
– Os períodos de troca dos filtros constam no manual do proprietário. Siga essas recomendações;
– Retire a peça e veja se ela está suja por completo. Se estiver só em algumas regiões e em parte da cerda, tudo bem. Ele ainda está em condições de funcionamento;
– Se ele estiver deformado.
Óleo
Existem três tipos de óleo de motor: mineral, sintético e semissintético. A viscosidade dos óleos também varia. É dada pela Society of Automotive Engineers com a sigla SAE 20, 30, 40 e 50. Ou seja, verifique quais são as recomendações do seu fabricante antes de colocar qualquer produto.
Quando trocar?
– Respeite o prazo e as quantidades dadas pelo fabricante. Normalmente varia ente 10 a 20.000 km;
– O ideal é trocar o filtro quando for trocar o óleo, pois ele estará contaminado com os vestígios do fluido antigo.