Bhasha Mukherjee fez uma pausa em sua carreira como médica para concorrer ao título de Miss Mundo, em dezembro de 2019. A Miss Inglaterra representava seu país na disputa. Agora, em 2020, ela decidiu trocar a coroa pelo estetoscópio e voltar à medicina para auxiliar no combate ao novo coronavírus.
Aos 24 anos, Mukherjee tornou-se embaixadora de instituições de caridade após vencer o concurso na Inglaterra. “Fui convidada para ir à África, á Turquia, depois à Índia, ao Paquistão e outros países asiáticos para ser embaixadora de vários trabalhos de caridade”, contou a médica a CNN internacional.
Seu plano era se dedicar ao trabalho humanitário. No início do mês de março, a Miss Inglaterra estava na Índia, onde passou quatro semanas visitando escolas e doando materiais de papelaria e escolares, além de arrecadar doações em dinheiro para um lar para meninas abandonadas.
No entanto, o agravamento da pandemia do coronavírus fez com que ela sentisse o dever de voltar ao Reino Unido para auxiliar seus antigos colegas de profissão do Pilgrim Hospital, em Boston, leste da Inglaterra. Eles a enviaram mensagens de texto alertando sobre as situações complexas que estavam enfrentando na rotina de trabalho.
Ainda à CNN, Mukherjee contou que sentia que era um erro continuar vestindo a coroa de Miss Inglaterra, mesmo se fosse para o trabalho humanitário, enquanto pessoas ao redor do mundo morriam pela Covid-19 e seus antigos colegas de profissão trabalhavam duro nos hospitais.
“Não há momento melhor para mim do que ser Miss Inglaterra e ajudar a Inglaterra em um momento de necessidade”, afirmou ela ao noticiário.
Mukherjee é especializada em doenças respiratórias, mas antes de assumir o cargo, ela deve ficar duas semanas em isolamento domiciliar, por conta de seu trabalho voluntário na Índia.
Na última segunda-feira (6), a Inglaterra registrou 403 mortes por coronavírus, totalizando 4.897 vítimas, segundo o Serviço Nacional de Saúde (NHS).