Aquecimento global deve ultrapassar meta de 1,5ºC em 3 anos
2023 foi o ano mais quente da história, mas deve ser superado em breve
O aquecimento global nos próximos anos tem 80% de chances de ultrapassar a marca estabelecida por cientistas de aumento de 1,5ºC na temperatura média em pelo menos um dos próximos cinco anos. O alerta aparece no relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), publicado na quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente.
As constatações não são animadoras: maio foi o 11º mês consecutivo, desde julho do ano passado, em que a média global de temperaturas foi igual ou superior a 1,5°C. A OMM aponta que existe 47% de possibilidade de que todos os anos entre 2024 e 2028 excedam os 1,5°C de aquecimento – meta estabelecida no Acordo de Paris, em 2015.
Até 2028, pelo menos um dos próximos anos tem 86% de chances de registrar um novo recorde de calor, superando 2023, atualmente considerado o mais quente da história.
A tendência até lá é que a temperatura média anual fique de 1,1°C a 1,9°C mais alta do que no período pré-industrial (1850-1900) – considerado o padrão de referência antes das mudanças climáticas. Nos últimos 12 meses (junho de 2023 a maio de 2024), a elevação foi de 1,63°C, a mais alta já registrada.
“Estamos brincando de roleta russa com o nosso planeta. Estamos quebrando recordes de temperatura global e colhendo a tempestade. É hora de agir. Agora é o momento de mobilizar, agir e entregar resultados”, afirmou em discurso o secretário-geral da ONU, António Guterres.
Ao assinarem o Acordo de Paris, em 2015, os países se comprometeram a manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C, fazendo esforços para que fique em até 1,5°C até o fim do século.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho.