Promoção: Revista em casa a partir de 10,99

Coluna da Marcia: “Diminua sua velocidade e coloque paz no seu coração”

Nossa colunista Marcia de Luca explica porque é necessário dar um tempo no nosso ritmo alucinante diário

Por Marcia de Luca
Atualizado em 27 out 2016, 22h36 - Publicado em 25 jul 2016, 13h40
OkSix/ThinkStock
OkSix/ThinkStock (/)
Continua após publicidade

Os grandes mestres e sábios indianos sempre perguntam por que corremos tanto e o tempo todo. Acredito que a maioria das pessoas não saiba o porquê. Eles também dizem incessantemente que vivemos repetindo o padrão de comportamento de rebanho: fazemos o que todo mundo faz, sem parar para pensar. Meu convite aqui é que você reflita um pouco sobre esse ritmo alucinadamente acelerado. Afinal, por que corremos tanto?

Para ter mais sucesso, ganhar mais dinheiro e galgar posições sociais mais elevadas? Saiba que essas são necessidades do nosso ego, que precisa de poder, controle e aprovação. Por isso, faço uma proposta: coloque a atenção no aqui e agora e pondere sobre a verdadeira importância do tempo para você. Sem julgar e sem se criticar, pense na agitação sem fim, na quantidade de afazeres que nos impomos. O pior é que nos acostumamos a tudo isso, não é mesmo? Já estamos habituadas a ficar em escritórios com ar condicionado o dia inteiro, a nos manter plugadas nos tablets e celulares por períodos imensos, a não sorrir. Pergunte-se: tenho pressa de quê?

Em seguida, interrompa essa correria toda e retome o bem mais precioso de sua vida: o seu tempo. Saia da zona de conforto e tome a decisão de mudar. Toda mudança exige certa disciplina, mas, com persistência, você consegue! Pare, diminua sua velocidade interna e coloque paz no seu coração. Reduza o ritmo, reserve tempo para ser, para admirar o espaço e as pessoas à sua volta e também para sonhar. Imagine que está inserindo um programa de câmera lenta no seu GPS interior. Pare no meio do dia para sorrir para alguém que você não conhece. Faça vários ciclos de respiração profunda. A qualquer momento, espreguiçe. Abra o peito. Não faça absolutamente nada. Vá além do não pensar. Integre-se profundamente com a natureza: ande descalça na terra, abrace uma árvore e sinta sua energia, observe a lua e as estrelas, inspire a luz do sol. Dessa maneira, você vai recarregar as baterias e se renovar – tempo com a natureza é um santo remédio para nossa saúde e nosso bem viver.

Convide uma amiga para aquele almoço gostoso e carinhoso, durante o qual será possível a saudável troca de confidências. Interagir com os amigos, jogando conversa fora, faz um bem danado! Resgate a inocência de sua criança interior: sorria, brinque, seja leve, solte-se, mas mantendo a sabedoria que o passar dos anos lhe proporcionou. E saiba também aproveitar os momentos em que estiver sozinha. Quanto mais vivenciarmos o silêncio e o aquietamento profundo, mais iremos no caminho do autoconhecimento e do autodesenvolvimento. É no âmago do nosso ser que reside o campo da pura potencialidade, onde somos divinas e sagradas.

Por fim, lembre-se de que uma maneira poderosa de ocupar o tempo ocioso é a prática da meditação. Assim, dentro desse não fazer nada, você encontrará o ócio mais criativo que pode existir neste planeta. O tempo é o nosso bem mais precioso. Vamos cuidar dele com todo o carinho que merece e utilizá-lo a nosso favor!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

SEMANA DO CONSUMIDOR

Preparamos uma oferta exclusiva para você consumidor assinar o plano Digital Completo.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.