Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Descriminalização da maconha: o que muda com a decisão do STF?

Ministros formaram maioria ao avaliar como devem ser as sanções para usuários

Por Da Redação
26 jun 2024, 15h00
Cultivo de maconha
Artigo publicado foi realizado por um grupo de pesquisadores brasileiros da UFPE que comprovam a incidência da paralisação de evolução da larva que origina o mosquito transmissor da dengue, zika e outros vírus (Pexels/Reprodução)
Continua após publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal na terça-feira (25), após nove anos analisando o tema. Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Luiz Fux e Cármen Lúcia votaram a favor da descriminalização da maconha para usuários.

Os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques foram contra. Mas na prática, o que muda na vida da população a decisão formada pela maioria dos ministros do STF? Entenda:

Está liberado fumar maconha?

Não. O porte de maconha continua sendo considerado comportamento ilícito, sendo proibido fumar a droga em público. O que muda é que, quando alguém for pego com maconha, caso seja para uso próprio, não terá isso incluso em seus antecedentes criminais e receberá punições administrativas. “Por ser ilícito, não pode ser consumido em local público“, explica o ministro Luís Roberto Barroso.

O que diz a lei?

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF), onde foi tomada a decisão
Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF), onde foi tomada a decisão (Roque de Sá/Agência Senado/Divulgação)

O Supremo manteve a validade da Lei de Drogas (11.343/2006), mas usuários de maconha não poderão mais ser presos por isso. Não estamos liberando o uso em lugar nenhum, apenas não estamos punindo pelo caso de levar”, explicou o ministro Alexandre de Moraes.

Continua após a publicidade

Como essa lei não estabelece a quantidade que difere usuário de traficantes, os ministros do STF avaliarão este assunto em sessão nesta quarta-feira (26), para definir até quantos gramas de maconha são permitidos para usuários.

A maconha foi legalizada?

“Em nenhum momento estamos legalizando ou dizendo que o consumo de drogas é uma coisa positiva. Pelo contrário, nós estamos apenas deliberando a melhor forma de enfrentar essa epidemia que existe no Brasil e que as estratégias que temos adotado não estão funcionando porque o consumo só faz aumentar e o poder do tráfico também”, afirmou Barroso.

“Se trata apenas de separar o traficante daquele que é apenas usuário. Não se trata de uma liberação geral para recreio ou coisa do tipo”, complementou o ministro Gilmar Mendes.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital no App

[b]Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia![/b]

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

ou

MELHOR
OFERTA

Digital no App
Digital no App

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da CLAUDIA, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Banco com mais de 11.000 receitas testadas e aprovadas.

Horóscopo mensal exclusivo da astróloga Susan Miller.

App CLAUDIA para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de 9,90/mês*

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.